quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dicas para o lojista

Cuidados que os lojistas devem ter para evitar a inadimplência
- Consultar sempre os cadastros de consumidores no SPC;

- Evitar vender a prazos muito longos;
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Solicitar sempre a apresentação de documentos de identidade do cliente;
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Cobrar valor de entrada nos crediários e vendas a prazo;
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Checar a assinatura de fatura dos cartões de crédito e cheques;
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Não colocar o interesse da venda acima da cautela;
- Fazer cadastro de clientes com referências e histórico de compras no estabelecimento.

Dicas para identificar cédulas falsas (Fonte Banco Central)
- Clique aqui
para saber como identificar as cédulas de Real.

Utilize Cheques com Segurança: (Fonte Banco Central)

- Emita sempre CHEQUEs nominais e cruzados;
- Ao preencher CHEQUEs, elimine os espaços vazios, evite rasuras;
- Controle seus depósitos e retiradas no canhoto, inclusive as realizados com cartão;
- Evite circular com talões de CHEQUEs. Leve apenas a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia.
- Faça o mesmo com os cartões de crédito, carregando-o apenas quando pretender utilizar;
- Quando receber um novo talão, confira os dados referentes ao nome, número da conta corrente e CPF e a quantidade de CHEQUEs do talonário;
- Tome o máximo de cautela na guarda dos talões. Destaque a folha de requisição e guarde em separado;
- Nunca deixe requisições ou CHEQUEs assinados no talão;
- Destrua os talões de contas inativas;
- Separe os CHEQUEs de qualquer documento pessoal;
- Não utilize caneta hidrográfica ou com tinta que possa ser facilmente apagada. Evite canetas oferecidas por estranhos;
- Não forneça dados pessoais por telefone;
- Nunca utilize máquina de escrever com fita à base de polietileno, pois os valores preenchidos poderão ser facilmente apagados e modificados.

Dicas de Segurança (Fonte: Polícia Militar)
- Preste atenção em pessoas suspeitas nas imediações de comércios. Caso necessário, acione a PM.
- Antes de dar emprego, peça referências sobre o novo funcionário.
- Melhore a segurança física de seu imóvel. Dificulte a ação do infrator.
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Sempre que ocupar um novo imóvel, troque todas as chaves do estabelecimento.
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Guarde valores em lugares seguros e evite deixar quantias vultosas de dinheiro nos caixas.
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Oriente seus funcionários a não reagirem em caso de assalto.
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Oriente empregados e clientes no cuidado a bolsas e sacolas.
- Estreite o relacionamento com a Polícia Militar. Procure saber os tipos de delitos mais comuns na sua região.

INDICADORES



SPC Brasil registra queda de 0,27% na inadimplência em junho
A inadimplência do consumidor registrou queda de 0,27% em junho de 2012, na comparação com o mesmo mês de 2011, segundo dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Essa é a segunda vez este ano em que houve queda do indicador nessa base de comparação – em março havia recuado 11,95% em relação a março do ano passado. Em relação a maio de 2012, em junho também houve diminuição de 9,44% nas inclusões devido à inadimplência dos consumidores. Como resultado, no acumulado do ano entre janeiro e junho, em comparação com mesmo período de 2011, as inclusões de registros apresentam quase estabilidade, com queda de 0,09%.
Conforme avaliação do SPC Brasil, a baixa na inadimplência é um indicador de que parte das famílias está conseguindo pagar em dia suas contas. Porém, em junho também houve decréscimo nas exclusões dos registros, de 1,1% em relação ao mesmo mês de 2011, o que indica que muitos brasileiros continuam com dificuldades para pagar as dívidas vencidas que levaram a inclusão nos registros do SPC. Ainda assim, o resultado anual é positivo, com a recuperação do crédito elevando-se em 1,55%.
Os resultados de junho mostram uma inversão em relação ao crescimento da inadimplência e das exclusões que vinham sendo observados nos últimos meses. Em maio as inclusões haviam subido 4,32% em relação ao mesmo mês de 2011 e, em abril, 4,45% na mesma base de comparação. Já as retiradas de registros haviam aumentado 1,7% e 6% em maio e abril, respectivamente, comparados com os mesmos meses do ano passado.

Vendas
Em relação às consultas no SPC Brasil, que refletem em certa medida o nível de atividade no varejo, junho apresentou queda de 2,8% em relação ao sexto mês de 2011. Foi a primeira baixa após 14 elevações seguidas na mesma base de comparação ano a ano. A última queda havia sido registrada em março de 2011, de 5,17%, em relação a março/2010.
E entre junho e maio foi constatada queda de quase 5,3% nas consultas dos comerciantes para efetuar as vendas, reforçando o indicativo de que ocorreu uma inversão da tendência que se apresentou nos últimos meses de crescimento do consumo. E, no resultado do primeiro semestre, em comparação com o primeiro semestre de 2011, verifica-se que o indicador de consultas acumula alta de apenas 3,7%.
Considera-se venda a prazo compras feitas com cheque ou no crediário.

Recuperação de crédito
Os números de cancelamento de registros, que dão medida ao nível de recuperação de crédito no varejo, foram negativos em junho, apresentando queda de 1,81% ante o mesmo mês de 2011. Já na comparação com o mês de maio, sem ajuste sazonal, revelou uma baixa de 1,10% nos cancelamentos de registros no SPC Brasil.

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Fonte: Assessoria de Imprensa da CNDL