sexta-feira, 20 de maio de 2011

CUIDADO. NÃO RECEBA DINHEIRO MARCADO

Para combater furtos, notas de Real aparecem manchadas de tinta

A rede bancária tem usado de recursos como tintas que mancham as cédulas do Real em casos de roubo dos caixas eletrônicos. Com o objetivo de orientar o Lojista, a CNDL lembra da importância de não receber nota de Real que esteja manchada.
Conforme informa nota divulgada pelo Digital ABC, as notas manchadas são roubadas e a orientação do Banco Central é que Lojistas e consumidores se neguem a recebê-la.

Para combater aos frequentes furtos a caixas eletrônicos, a rede bancária tem introduzido dispositivos que marcam as cédulas do Real em casos de violação dos dispositivos. A população e o comércio devem recusar o recebimento de notas do Real marcadas. Como disposto no artigo 10 da Lei 8.697/93, toda cédula que contiver, marcas, rasbiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a ela estranhos perderá o poder liberatório e o curso legal, valendo apenas para ser depositada ou trocada em estabelecimento bancário.
Caso alguma cédula marcada seja recebida inadvertidamente, ela deve ser encaminhada a um estabelecimento bancário, que entregará um recibo ao cidadão. A cédula será, então, encaminhada ao BC para exame e destruição. Após o exame, o apresentante será ressarcido se a nota for legítima.
Fonte: Digital ABC

Nenhum comentário: