segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sem anuidade e com juro menor, novo cartão mira a classe C

Bandeira Elo chega ao mercado no mês que vem e terá cadastro simples para conquistar trabalhadores informais

O juro mais competitivo e a ausência da taxa de anuidade deverão ser dois dos atrativos dos novos cartões de crédito com a bandeira Elo, que começam a ser oferecidos em outubro. Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal, além da própria Elo, passam a emitir plásticos com a marca nas próximas semanas de olho nas classes C, D e E.
O cadastro será bastante simplificado para que trabalhadores informais e pessoas com renda inferior a um salário mínimo também possam tê-lo. Juros e taxas elevadas dos cartões eram reclamação antiga do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em tempos de autoestima elevada, o novo cartão explorará o fato de ser totalmente brasileiro, o que é um diferencial em um mercado dominado pelos estrangeiros Visa, Mastercard e American Express. Nacional, a Elo não vai pagar royalties pelo uso de marcas internacionais, como as líderes. Isolado, só isso reduz um pouco o custo da operação. Mas, além disso, bancos estão debruçados sobre o modelo do novo negócio para oferecer um produto que tenha juros menores e condições mais favoráveis que a concorrência.
Segundo pessoas que acompanham a formatação do novo produto, o mercado de cartões está muito "commoditizado", já que as bandeiras têm rede de aceitação praticamente idênticas após o compartilhamento das máquinas. Por isso, é preciso chegar ao mercado com outros atrativos para conquistar o cliente.

Por enquanto, a estratégia comercial do novo plástico ainda não está fechada, mas o preço será um dos principais atrativos. Além da promessa de juros menores e da perspectiva de não haver cobrança de anuidade, que é uma das principais reclamações dos clientes, o novo cartão deve oferecer características já usadas no segmento de menor renda, como dois limites de crédito: um para compras à vista e outros para parcelamentos.
"A ideia é fazer esse cartão ser a porta de entrada ao sistema bancário para os 40 milhões de brasileiros que não têm conta no banco", diz uma das pessoas envolvidas.

Oficialmente, BB, Bradesco e Caixa afirmam que as condições comerciais para a oferta do novo cartão ainda não estão fechadas e serão divulgadas em breve. A chegada da marca Elo deve mudar a concorrência. Para os bancos, o ideal seria revirar o mercado, como ocorreu no segmento de crédito em 2008 e 2009.

Internacionalização

Inicialmente, o cartão Elo terá aceitação nacional. Mas a bandeira estuda a ida para Argentina ou Paraguai, países com grande fluxo de brasileiros, inclusive de menor renda.

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