quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Intenção de compras a prazo sobe mais do que à vista

À Prazo

Confirmando as projeções de um ano bastante favorável para o varejo, a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) divulgou nesta quinta-feira (16) que as consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) - indicador de compras a prazo - aumentaram 10,6% na primeira quinzena de setembro, em relação ao mesmo período de 2009.

De acordo com a associação, o número reflete a continuidade da expansão do crédito, a evolução da massa salarial e o otimismo do consumidor, que está no seu ponto mais alto.
"Os números confirmam nossas projeções de um excelente ano para o varejo, provavelmente até acima das nossas expectativas", disse o presidente da ACSP, Alencar Burti.

À vista


Já o SCPC Cheque, indicador de compras à vista, teve alta de 7,2% entre a primeira quinzena de setembro desde ano frente ao ano passado. Frente a agosto, também houve alta, de 8,3%, nas consultas ao SCPC. Já no SCPC Cheque, verificou-se queda sazonal de 12,7%, refletindo a alta base de comparação do mês passado, beneficiado pela maior demanda de roupas e calçados decorrente do Dia dos Pais e do frio.

Inadimplência


Os registros recebidos (carnês em atraso) apresentaram alta de 4,1% na primeira quinzena de setembro, na comparação com igual período de 2009, enquanto os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) apresentaram forte alta de 9,3%.

Segundo a entidade, o dado se beneficia, provavelmente, pela primeira parcela do 13º salário dos aposentados, pelo aumento da oferta de crédito e pela criação dos empregos formais, que financiam/beneficiam as renegociações de débitos em atraso. Na comparação com a primeira quinzena de agosto deste ano, houve aumento de 14,7% nos registros recebidos e de 11,4% nos cancelamentos.
Fonte: Infomoney

Nenhum comentário: