quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CNDL/SPC BRASIL INDICADOR DE VENDAS E INADIMPLÊNCIA

A inadimplência (número de registros incluídos no SPC Brasil) apresentou uma queda de 2,13% em agosto de 2010, em relação a julho. O resultado obtido reflete a trajetória de crescimento dos setores de comercio e serviço e a indústria já apresenta resultados mais favoráveis nesse segundo semestre com aproximação das comemorações do final do ano que gera um aumento da demanda e reposição de estoques. Em resposta a esses fatores o mercado de trabalho se mantém fortalecido com um aumento da mão de obra temporária. Soma-se ainda os impactos positivos do período eleitoral que demandam serviços de publicidade e divulgação aquecendo esse mercado. O crescimento da ocupação aliado aos incrementos nos rendimentos reforça o equilíbrio orçamentário dos trabalhadores.
O número de consultas ao SPC Brasil (maior banco de dados da América Latina), para compras a prazo e pagamentos em cheque apresentou um aumento de 5,5%. O número de consultas reflete uma maior dinâmica no comércio. Esta, por sua vez, acontece como resultado da injeção de novos recursos na economia, como é o caso da restituição do imposto de renda (terceiro lote em agosto que liberou R$ 1,5 bilhão), além da comemoração do dia dos pais e a continuação da liquidação de inverno para zerar os estoques, visando lançamento da nova coleção. Deve-se destacar o comportamento ameno da inflação registrada nos últimos dois meses que corrobora maior disposição das famílias em consumir. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (agosto/09), o número de consultas apresentou um crescimento de 9,35%. E no acumulado do ano um crescimento de 8,17%. Mesmo com a acomodação do segundo trimestre da economia em alguns setores a demanda doméstica continua aquecida impulsionada pelo aumento no nível de empregos formais registrando em julho a geração de 181,8 mil postos de trabalho segundo dados do CAGED, refletindo uma aceleração de 5,1% nos rendimentos frente ao mês de julho do ano passado.
A maioria (54,6%) das pessoas registradas no SPC Brasil foi do sexo feminino, e a minoria (45,4%) do sexo masculino. Por faixa etária (26,05%) dos registros ocorreram na faixa de idade entre 30 a 39 anos, e minoria (8,63%) com idade acima de 65 anos. Já as pessoas entre 40 e 49 tiveram (21,23%), de 50 a 64 (17,34%), os de idade entre 18 a 24 (13,32%), e de 25 a 29 (13%).
O volume de pessoas que regularizaram seus débitos junto ao SPC Brasil teve um aumento de 9,13%. O resultado é explicado pela entrada de recursos no mercado, oriundos do terceiro lote dos pagamentos do imposto de renda que injetou na economia em agosto R$ 1,5 bilhão beneficiando mais de 1,6 milhões de contribuintes oferecendo às pessoas oportunidade para limparem o nome. Deve-se ressaltar também a expansão da mão de obra temporária e o aumento da renda, vem permitindo que os consumidores regularizem seus débitos.

PESQUISA

O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência é apurado com base na média de consultas ao banco de dados em todos os Estados do País e no Distrito Federal. Atualmente, o cadastro de consumidores conta com aproximadamente 150 milhões de CPFs (Cadastro de Pessoas Físicas), dentre os quais existem pessoas com débitos e também aquelas que apenas foram consultadas, mas que se encontram em dia com os seus compromissos financeiros.
O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência tem como principal objetivo medir a variação do volume de consultas, tanto de vendas, quanto de recuperação de crédito, em períodos pré-determinados. O público-alvo desta pesquisa é amplo. Abrange não apenas os comerciantes, mas empresários de todos os setores da economia, interessados em auferir com segurança a situação das vendas, recuperação e/ou agravamento da crise econômica, risco de crédito, aumento da inadimplência, elevação do número de consultas e arrefecimento da poupança.


CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOJISTAS (CNDL)
SERVIÇO NACIONAL DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO (SPC BRASIL)
Jesus Ribeiro - In Press Porter Novelli - Assessoria de Imprensa
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