quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CNDL prevê alta de 10% nas vendas do comércio no ano

O presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, disse hoje que as vendas do comércio deverão crescer mais de 10% neste ano. Segundo ele, essa já é a terceira estimativa feita pela associação para o aumento das vendas. "No início do ano, era 6,5%, reajustamos para 8,5% após o Dia das Mães e já podemos imaginar um crescimento de dois dígitos, superior a 10%", disse.
O volume das vendas é medido pela CNDL por meio das consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), feitas pelos lojistas a cada operação de venda a prazo ou com cheque. Em agosto, as consultas cresceram 5,5% em relação a julho e, em relação a agosto do ano passado, a expansão foi de 9,35%.
Pellizzaro Junior acredita que o mês de setembro também deverá apresentar crescimento nas vendas e redução na inadimplência. Isso porque, no mês, deverão entrar na economia R$ 9 bilhões referentes à primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas.


Cancelamentos

O cancelamento de registros de inadimplência junto ao SPC Brasil cresceu 11,31% em agosto deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou a CNDL. Segundo Pellizzaro Junior, a taxa de aumento é recorde. "Essa é a maior taxa de crescimento em três anos, quando começamos a compilar esses dados", disse.
O cancelamento de registro no SPC ocorre quando o consumidor quita a dívida que causou a inclusão de seu nome do cadastro de inadimplentes. O aumento desses cancelamentos foi impulsionado pelo crescimento do emprego e da renda. "Isso mostra o perfil do cidadão brasileiro, preocupado com o patrimônio que é seu nome", disse o presidente da CNDL. Ele lembra que, este ano, praticamente todas as convenções coletivas estão gerando aumentos reais de salário, o que faz com que os consumidores tenham mais dinheiro no bolso.
A redução na quantidade de cadastrados no SPC pode ter ainda um efeito positivo nas vendas do Natal deste ano. "Com esse processo de recuperação de crédito, o volume de pessoas que vão chegar no Natal aptas a usar credito é maior. E isso deve gerar um crescimento nas vendas", disse.
Hoje, a CNDL informou que a inadimplência, medida por novos registros no SPC, caiu 2,13% de julho para agosto, mas subiu 3,73% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. Essa alta, porém, não preocupa, pois reflete o próprio aumento nas vendas. "Como teve aumento das compras, aumenta a inadimplência. Isso está dentro da margem tolerada", disse.

Nenhum comentário: