quarta-feira, 21 de julho de 2010

Preço de sacola retornável será tabelado nos mercados

A partir de 30 de agosto, consumidores terão de substituir as plásticas

O preço das sacolas retornáveis e das biodegradáveis, em substituição às plásticas, será tabelado nos supermercados de Jundiaí. O valor final segue indefinido, mas deve ficar em torno de R$ 0,99 para retornáveis e R$ 0,19 para as biodegradáveis essas se decompõem em 180 dias.

A partir do dia 30 de agosto, os consumidores não irão mais encontrar as sacolas plásticas disponíveis e terão de recorrer a um dos modelos ecológicos ou a alternativas, como caixas.

O assunto foi pauta de uma reunião realizada nesta terça-feira na sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), com o objetivo de discutir estratégias de divulgação da campanha.

Segundo a APAS (Associação Paulista de Supermercados) de Jundiaí, o objetivo é a preservação do meio ambiente e não a comercialização das sacolas. Essa foi a melhor maneira de controlarmos o seu uso na cidade, diz o vice-presidente da APAS, Edivaldo Bronzeri.

A lei municipal nº 7.210, de dezembro de 2008, que seria colocada em prática em julho de 2009, exigia que as sacolas fossem oxibiodegradáveis, mas apesar de serem degradáveis, polui o solo por liberar resíduos químicos.

A partir daí, a APAS tomou a frente da campanha e criou alternativas, que tem o apoio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. A ideia é ótima e queremos estendê-la em todo o comércio , afirma o secretário Jaderson Spina.

Tania Luísa - Especial para o BOM DIA

Nenhum comentário: