terça-feira, 20 de julho de 2010

MENSAGEM

Na Contramão da Crise!

Quem no mundo empresarial não se lembra dos sofrimentos passados em crises anteriores? Quem não se lembra das crises que assolaram a Ásia, a Rússia, o México e os inúmeros planos mal sucedidos de nossos governos?
Na verdade, sempre vivemos assim... Momentos de expansão, seguidos de outros de retração.

Parece um mal que existe até no futebol, que poderia ser evitado com planejamento e forma de pensar. Exemplo: O Fluminense foi vice da Libertadores e em seguida decaiu tanto que está cai não cai para a segunda divisão. Mesmo caminho trilhado pelo São Caetano e outros tantos que poderia citar...

Isso me lembra o rei que no leito da morte disse ao filho, seu sucessor que quando estivesse em duas grandes situações da vida era para abrir os dois grandes livros sagrados da verdade. Um quando estivesse profundamente triste e outro quando estivesse extremamente alegre.

Passaram-se anos, o filho, novo rei, muito deprimido, vendo seu reino ruir com pestes (alguém aí lembra da Gripe A?), derrotas militares, secas assolando as pastagens e agricultura... E o rei lembrou de seu pai e foi abrir o primeiro grande livro sagrado da verdade e quando abriu lá estava escrito: Isso passará!

Passaram-se os anos novamente, o reino melhorou, tinha prosperidade, vieram as chuvas, as pestes e doenças foram embora, ganharam as guerras com os vizinhos... Neste dia, o rei na sacada do Palácio, eufórico, vendo a parada militar dos generais que chegavam de mais uma vitória, lembrou-se de seu velho pai e foi abrir o segundo lacrado livro sagrado da verdade e lá estava escrito: Isso também passará!

Uma coisa que eu sempre avalio é que notícia boa só se lê em rodapé de jornal. Notícias ruins contaminam. Nós precisamos mudar o foco e contrariar as “pesquisas”.

Agora em 2009, a Retail Metrics, empresa que monitora as vendas mensais do varejo nos Estados Unidos, registrou uma queda de 1,8%, mantendo a tendência já registrada em meses anteriores. A Rede Target amargou uma queda de vendas de 3,3%.

Sua concorrente direta, a Wal-Mart, maior varejista do mundo, anunciou no mesmo período resultado positivo de 2,1%.

Conclusão: Mesma crise, mesmo mercado, empresas concorrentes, resultados diferentes! Continua prevalecendo a verdade: Enquanto uns enxergam a metade do copo que se foi, outros enxergam a metade que ficou.

O pessimista não ajuda em nada. Muito pelo contrário, ele atrapalha, e muito! A crise não é a crise e a maioria dela sempre está mais na cabeça das pessoas que qualquer outra coisa.

Crise é gripe A, que se forma uma histeria coletiva e daqui a pouco querem fechar as igrejas, os shoppings, os restaurantes, as empresas e não somente as escolas e fechar o país para balanço. Quando voltar, a água do rio já terá passado. É a teoria da oportunidade.

Não se deixe abater por notícias de pânico, isso também passará. Não se deixe abater por resultados ruins... Vá a luta para melhorá-los.

Se você pensa que pode ou que não pode, nas duas formas de pensar estará correto e os resultados bons ou ruins virão, conforme a sua decisão.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina

Nenhum comentário: