quinta-feira, 15 de julho de 2010

Lojistas devem contatar operadoras de cartões

Todos os lojistas devem entrar em contato com as administradoras de cartões de crédito e débito para solicitarem informações sobre novos contratos, onde apenas uma maquineta fará transações com todas as administradoras.

O prazo da exclusividade das bandeiras que operavam os cartões no Brasil terminou em 30 de junho, sendo assim, a partir do dia 1º de julho a contratação é livre para os lojistas, que deverão solicitar propostas das administradoras para verificarem qual lhe garantirá mais vantagens.

"É importante que os lojistas leiam com atenção as cláusulas dos contratos e verifiquem se há alguma que faça referência a fidelidade. Estamos orientando que os lojistas não trabalhem com fidelização", alerta o diretor de serviços e produtos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL), Maurício Pugas.

Ele lembra que a chamada "Lei Áurea" de libertação dos lojistas com as administradoras de cartões é uma vitória da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), que questionou na justiça a organização do mercado brasileiro pelo modelo de monoadquirência, onde para ter o serviço, o lojista precisava ter a maquineta da administradora. Agora, com um mesmo equipamento, o lojista pode realizar negócios com quantas bandeiras de cartões necessitar.

"Este foi um grande avanço porque todos os lojistas poderão reduzir custos com o aluguel das maquinetas e, além disso, abre a concorrência entre as bandeiras que também deverão começar a cobrar taxas menores de administração", argumentou a presidente da CDL de Rondonópolis, Eliane Queiroga.

Segundo consultores da CNDL, depois desta vitória, a instituição irá lutar pela criação de regras claras para a indústria de cartões pelo Banco Central e também pela redução nos prazos para o recebimento das vendas feitas a crédito, com cartões.

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