segunda-feira, 14 de junho de 2010

Como será o funcionamento nas empresas durante os jogos da seleção

RIO - Os brasileiros, fanáticos ou não por futebol, estão em contagem regressiva para o início da Copa, em junho, não apenas para ver o Brasil em campo. Como as partidas do campeonato este ano acontecerão durante o horário comercial - às 8h30m, 11h e 15h30m -, a maioria está interessada em saber se sua empresa vai ou não dispensar os funcionários no horário dos jogos da seleção.
Por ser um dia normal de trabalho, a dispensa não é obrigatória, ficando a critério de cada empregador e de acordo com as diferentes áreas das empresas. Há aquelas que preferem não liberar seus funcionários, mas montam esquemas especiais para a equipe torcer pelo Brasil. Por outro lado, as companhias também têm o direito de impedir que as pessoas assistam às partidas e continuem trabalhando.
Braulio Candian Jr., executivo de marketing da Sampling Planejamento, acredita que o esquema escolhido vai depender do dia e horário dos jogos, como já aconteceu em outros mundiais de futebol.
- O primeiro jogo do Brasil será no dia 15 de junho, uma terça-feira, às 15h30m. Neste caso, o melhor seria dispensar o funcionário, pois o jogo somente terminará por volta de 17h30m e o ambiente não será produtivo depois disso. O segundo jogo será num domingo. Já o terceiro será em uma sexta-feira, às 11h. Neste caso, compensa dar uma parada para assistir à partida e voltar ao trabalho em seguida.
Segundo Candian Jr., a empresa também pode encarar os jogos como uma boa oportunidade para integrar os funcionários e promover maior comunicação e motivação interna. Diretores, gerentes e até o presidente devem se juntar à torcida, o que contribui para melhorar o comprometimento e o clima organizacional, diz Fábio Alexandre, professor de Administração em Recursos Humanos da Academia do Concurso.
- Essa atitude aumenta os laços com a equipe e, ao mesmo tempo, inibe excessos inadequados na hora de torcer pelo Brasil - afirma Marcelo Segal, juiz do trabalho e professor do Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito (Cepad).

Como funciona o desconto das horas

É preciso deixar claro que as empresas não podem descontar as horas dos funcionários que forem liberados para assistir aos jogos da Copa, diz Luciano Rocha Mariano, gestor do Departamento Trabalhista da Chalfin, Goldberg e Vainboim Advogados Associados.
No entanto, as chefias podem fazer acordos prévios com seus funcionários para que as horas sejam compensadas.
- O ideal é compensar em outros dias, mas, para evitar problemas futuros, é interessante elaborar um documento que determine como isso será feito - aconselha o juiz do trabalho Marcelo Segal, acrescentando que o ideal é que essa negociação não prejudique o trabalhador. - Uma compensação muito grande num só dia, por exemplo, pode atrapalhar um funcionário que faz faculdade à noite por exemplo. Nesse caso, é preferível compensar as horas vagas em períodos menores, ao longo de vários dias. O diálogo cordial é o melhor caminho.
De acordo com os especialistas, o trabalhador que faltar sem justificativa ao trabalho só para assistir aos jogos pode receber advertências ou ser suspenso. Se persistirem as faltas, o funcionário poderá ser demitido por justa causa.
- Não há previsão de abono de falta por causa dos jogos da Copa do Mundo. Juridicamente, a ausência é injustificada e deve ser descontada do salário do empregado, até mesmo para desestimular que tal procedimento seja replicado pelos colegas - afirma Segal.

Nenhum comentário: