segunda-feira, 14 de junho de 2010

CNDL/SPC BRASIL INDICADOR DE VENDAS E INADIMPLÊNCIA

A inadimplência (número de registros incluídos no SPC Brasil) apresentou queda de 0,65% em maio de 2010, em relação a abril. O cenário econômico positivo, a disposição dos consumidores em quitar suas dívidas e o maior cuidado em planejar suas compras em função do dia das mães e dia dos namorados reflete esse resultado. Na comparação com maio de 2009, apresentou um crescimento de 2,07%. Resultado obtido devido a uma pressão positiva no consumo e das operações de crédito que cresceram 17,5% na comparação com abril/2009.
O número de consultas ao SPC Brasil (maior banco de dados da América Latina), para compras a prazo e pagamentos de cheque apresentou um crescimento de 13,26%, na comparação maio/2010 com abril/2010. O resultado se justifica pelo aquecimento do consumo no mês de maio, devido à comemoração do Dia das Mães, tido como a segunda melhor data de vendas para o comércio, aumentando as vendas e conseqüentemente o volume de consultas. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (maio/2009), o número de consultas apresentou um crescimento de 7,27%. E, no acumulado do ano 7,65%. Resultado tem reflexo no maior dinamismo da economia e o nível de desemprego em declínio no país atingindo o menor patamar da série histórica para um mês de abril de 7,3% ante 8,9% no mesmo período do ano passado.
A maioria (57,99%) das pessoas registradas no SPC Brasil foi do sexo feminino, e a minoria (42,01%) do sexo masculino. Por faixa etária, 26,83% dos registros ocorreram na faixa de idade entre 30 a 39 anos, e a minoria, 6,28% com idade acima de 65 anos. As pessoas entre 40 a 49 anos (20,46%); de 50 a 64 anos (15,46%); entre 18 a 24 anos (15,21%) e de 25 a 29 anos (14,29%). Em maio/2010, foi registrado o maior número de inadimplentes nas faixas abaixo de R$ 250,00 (75,74%). A concentração de valores baixos é explicada pela grande disponibilidade de crédito a juros baixos o que favorece os parcelamentos das compras. Quanto maior o número de parcelas, menor seu valor (apesar de maior ser o montante pago em juros). A inadimplência, por sua vez decorre do acúmulo de obrigações e do comprometimento da renda por períodos mais longos.
O volume de pessoas que regularizaram seus débitos junto ao SPC Brasil teve um crescimento de 7,49%, em maio de 2010. O aumento dos rendimentos e melhora no nível de ocupação, permitiu afirmar que os consumidores, à medida que melhoram seu orçamento, estão procurando regularizar seus débitos. Outro fator que deve ser levado em consideração é que o mês de maio quando se comemora o Dia das Mães, leva grande número pessoas a quitar as dívidas para poder voltar a consumir.

PESQUISA

O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência é apurado com base na média de consultas ao banco de
dados em todos os Estados do País e no Distrito Federal. Atualmente, o cadastro de consumidores conta com aproximadamente 150 milhões de CPFs (Cadastro de Pessoas Físicas), dentre os quais existem pessoas com débitos e também aquelas que apenas foram consultadas, mas que se encontram em dia com os seus compromissos financeiros.
O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência tem como principal objetivo medir a variação do volume de consultas, tanto de vendas, quanto de recuperação de crédito, em períodos pré-determinados. O público-alvo desta pesquisa é amplo. Abrange não apenas os comerciantes, mas empresários de todos os setores da economia, interessados em auferir com segurança a situação das vendas, recuperação e/ou agravamento da crise econômica, risco de crédito, aumento da inadimplência, elevação do número de consultas e arrefecimento da poupança.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOJISTAS – CNDL
SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO – SPC BRASIL
Jesus Ribeiro - In Press Porter Novelli - Assessoria de Imprensa
(61) 3213-2030 – 3323 8764 - (61) 9974-3347
jesus.ribeiro@inpresspni.com.br - www.inpresspni.com.br

Nenhum comentário: