quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Secretário Estadual de Habitação em Miracema

No próximo sábado, dia 3 de outubro, o Secretário de Habitação do Estado do Rio de Janeiro, deputado Leonardo Picciani virá a Miracema, em reunião que ocorrerá às 15 horas, no Centro Cultural Melchíades Cardoso. O secretário anunciará projetos para Miracema juntamente com o prefeito Ivany Samel.

O evento é aberto para toda a população miracemense.

Assédio moral é ilegal e pode levar à depressão

Um assunto está atormentando cada vez mais trabalhadores brasileiros: o assédio moral. São funcionários vítimas de perseguição e constrangimentos dentro do próprio trabalho. Essa é uma pressão brutal com consequências devastadoras.
Uma das consequências é a depressão. O assédio moral é doloroso e ilegal. O Ministério do Trabalho, responsável pela fiscalização, diz que o número de denúncias está aumentando. E o próprio ministério registrou flagrantes absurdos.
Isolado de todos os outros funcionários, o ferramenteiro José Nascimento Souza foi encontrado pelos fiscais do Ministério Público do Trabalho sentado em uma lata de lixo. Era o único na empresa sem uniforme e ferramentas.
Foram oito meses de humilhação para forçar o trabalhador que tinha estabilidade no emprego a pedir demissão. “Eu saia do almoço, batia o meu cartão e ia embora sem fazer nada o dia inteiro. Se alguém viesse falar comigo era repreendido no dia seguinte”, conta.
O caso terminou em acordo com pagamento de indenização. Em outra empresa, quatro funcionárias cumpriam uma espécie de castigo. Elas foram afastadas de suas funções e obrigadas a passar o dia inteiro sem fazer nada, não podiam sair do lugar. Duas delas estavam grávidas. “Eles ameaçam, dizem que é para a gente não levantar”, diz uma das mulheres.
A operadora de telemarketing Juliana Guerra conta que era assim que cumpria o aviso prévio depois de pedir demissão. “Eu até facilitei as coisas para eles. Pedi demissão. Então, eu achava que não tinha necessidade de tudo isso”, afirma.
Os dois casos foram considerados assédio moral pelo Ministério Público do Trabalho. É quando funcionários são humilhados e submetidos a situações constrangedoras durante o expediente.
A maior dificuldade é apresentar provas que confirmem o assédio moral. Mesmo assim, nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 70% no número de denúncias feitas ao Ministério Público do Trabalho. Só no estado de São Paulo, os casos quadruplicaram, e a maioria deles ocorre nas indústrias.
De 2004 para cá, foram abertos mais de 600 inquéritos. Apenas 94 terminaram em acordo. No estado do Rio de Janeiro, até julho foram 394 casos com 21 acordos. “Ele consegue resolver o problema, chamando a empresa, propondo o termo de compromisso ou ajuizando uma ação civil pública. Então, a gente precisa da denúncia relatando esses fatos”, ressalta a procuradora do Trabalho Alvamari Tebet.
A operadora de telemarketing Patrícia Barros Andrade passou a sofrer o assédio depois de voltar de uma licença médica. Adquiriu uma doença ocupacional que comprometeu a produtividade dela na fábrica. Foi demitida depois que fez a denúncia, mas não se arrepende. “Eu acho que tem que denunciar. As leis mudaram. Então, todo mundo tem que ser bem tratado”, destaca.
As denúncias podem ser feitas pessoalmente nas regionais do Ministério do Trabalho espalhadas por todo o país ou mesmo pela internet. Só a denúncia pode levar à punição e à mudança de atitude das empresas.
Fonte: Bom Dia Brasil - 16/9/2009

CNDL cria programa de computador para ajudar no controle de gastos

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) anunciou nesta quarta (23) o lançamento de um programa gerenciador de contas para ajudar no controle de gastos.
A ferramenta, que promete evitar que os cidadãos caiam na armadilha do crédito rotativo, foi divulgada na 50ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que se realizou em Vitória.
Dados do Banco Central revelam que a inadimplência das operações com cartão é maior que nas outras operações de crédito. E, em julho deste ano, 28,3% das transações apresentavam atraso superior a 90 dias.
O programa criado pela CNDL faz cálculos para medir o tamanho da dívida do consumidor e funciona de maneira simples e didática. O interessado deve informar dados básicos como renda, despesas fixas e variáveis, número de pessoas dependentes e, a partir daí, a ferramenta calcula a capacidade de gastos, podendo até sugerir a criação de um fundo de poupança dentro do perfil médio apresentado.
Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o programa tentará ajudar o consumidor para que ele não extrapole seu orçamento e não precise pagar juros sem necessidade, pois dinheiro gasto com juros é dinheiro desperdiçado. "Dinheiro gasto com juros não oferece nada de alegria", afirmou Pelizzaro.
A ferramenta entrará em funcionamento em até 45 dias e estará disponível no site da CNDL (www.cndl.org.br) para pessoas físicas ou jurídicas. Será possível usar o programa online ou baixar a versão da internet para o próprio computador, sem custo.

Comércio aguarda Natal 30% melhor

Não se fala mais em crise. Pelo menos não no comércio. O setor se prepara para um Natal de vendas excepcionais, com crescimento de até 30% sobre o desempenho do ano passado, quando a turbulência global represou o consumo. As redes varejistas já temem a falta de produtos, principalmente aparelhos de televisão LCD, computadores e celulares, em função da grande procura.
Algumas redes estão antecipando a programação de compras para minimizar a falta de produtos na véspera do Natal. Nilso Berlanda presidente da rede Berlanda, diz que a situação tende a se agravar no final do ano.
- A televisão LCD é o presente da vez. Os computadores estão com preços mais baixos em função da queda do dólar. Celulares também. E se a redução do IPI for prorrogada, corremos o risco de faltar também produtos da linha branca - aposta.
Para estocar os produtos, a Berlanda alugou um depósito extra com 5 mil metros quadrados porque o galpão normalmente utilizado, de 18 mil metros quadrados, já é insuficiente.
O diretor comercial das Lojas Koerich também estima crescimento nas vendas de Natal e confirma que alguns produtos já estão em falta.
- Alguns modelos de aparelhos de televisão, por exemplo, estão em falta. A redução do IPI e os juros mais baixos beneficiaram o consumidor. Diante das dificuldades deste ano, vamos tentar recuperar no Natal - diz.
As lojas Colombo apostam num Natal competitivo e planejam alta de 5% nas vendas sobre 2008, um ano considerado ótimo em negócios e rentabilidade, segundo o diretor de Marketing da empresa, Thiago Baisch. Para enfrentar o consumo, a Colombo reforçou as encomendas.
- Setembro abriu um "novo humor" no comércio, com alta nas vendas - analisa.
De acordo com o presidente da Confederação Nacional do Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, em nível nacional, o varejo aposta em vendas até 10% superiores às do ano passado.
- A CNDL aconselha os comerciantes a conversarem com a indústria e a fazerem os estoques necessários para evitar falta - alerta.

Nova data para a Convenção Estadual do Comércio Lojista do Estado do Rio de Janeiro


Vitória (ES) recebeu mais de quatro mil lojistas do Brasil

Em clima de festa e muito entusiasmo, Vitória (ES) recebeu os participantes da 50ª Convenção Nacional do Comércio Lojista na noite do último domingo, 20, no Centro de Convenções da capital Capixaba.
Autoridades, políticos e mais de quatro mil lojistas marcaram presença na cerimônia de abertura do maior e mais importante evento do setor lojista brasileiro que se estendeu até quarta-feira, 23. Sergipe foi representado por Gilson Figueiredo, presidente da FCDL, Everaldo Torres (CDL) e outros 41 lojistas que estiveram na Convenção, com apoio do Sebrae/SE.
Dentre os participantes podemos destacar: Samuel Schuster, Welligton Fonseca, Ricardo Passos, Edivaldo Cunha, Bosco Machado, Irami de Almeida, Gilvanete Góis, Milton Sobral, Luiz Bispo, Maria Augusta Oliveira, Maria José Nunes, José Jdovan, Messias Peixoto, Egnaldo da Silva, Marcio Lima, Rilley de Oliveira, Charles de Abreu, Heberto Sobral, Rafael Vieira, Nailson Gomes, Paulo César Andrade, Ana Lúcia Andrade, Antonio Ávila, Esdras Carvalho, Elton Coelho, José Alves Dantas, Luzia Fonseca Dantas, Nailse Tavares, Mércia Menezes (Sebrae) e outros que representaram as CDLs de Aracaju, Itabaiana, Estância, Carira, Simão Dias, Boquim, Lagarto, Nossa Senhora das Dores, Tobias Barreto.
O presidente da Confederação dos Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro, chamou a atenção para a importância dos 50 anos do evento para o segmento e destacou "o cadastro positivo", "o cartão de crédito" e os shoppings centers" como os entraves do varejo brasileiro. Além dos anfitriões, também estiveram presentes na solenidade de abertura diversas autoridades e políticos como o prefeito de Vitória, João Coser; o prefeito de Florianópolis, Dário Berger; o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira; o ministro da previdência social, José Pimentel; o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e os parlamentares Renato Casagrande, Rita Camata, Lelo Coimbra e Élcio Àlvares. O evento foi um sucesso com excelentes resultados para o movimento lojista.

Empregado deve saber como proceder ao sofrer acidente de trabalho

Os acidentes acontecem quando menos se espera.
Mas o que fazer quando eles ocorrem no trabalho?
A primeira ação, instantânea, é procurar um médico, afirmam especialistas.
Passada a consulta médica, porém, há uma série de direitos que o trabalhador tem em relação ao dano, como reembolso de despesas e estabilidade por um ano após um possível afastamento.


O primeiro passo é detectar o que configura um acidente do trabalho.
Especialistas ouvidos pelo G1 explicam que os acidentes de trabalho podem acontecer no percurso de casa para o trabalho e vice-versa, no exercício externo da função (para pessoas que trabalham na rua) ou até mesmo ser uma doença adquirida no serviço ao longo do tempo.


Os tipos de acidentes
De acordo com a juíza do trabalho Vólia Bonfim Cassar, na legislação o acidente de trabalho é definido como "aquele que ocorre pelo exercício da função a serviço da empresa", podendo provocar lesão corporal ou até mesmo a morte. Ele também pode causar a "perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho". Há três tipos de acidente de trabalho:

Típico: ocorre, subitamente, no horário de trabalho, como a queda de uma escada.

De trajeto: acontece no trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa.

Atípico (ou doença do trabalho): doença sofrida em razão do trabalho, também conhecida como doença ocupacional ou profissional (como adquirir deficiência auditiva pelo barulho em fábricas ou tendinite por digitar muito no computador).

Em 2007, foram registrados no país 653.090 acidentes do trabalho, crescimento de 27,5% na comparação com 2006 (512.232), segundo o Ministério da Previdência Social. Em 2007, foram 415 mil acidentes típicos, 78,5 mil acidentes de trajeto e 21 mil doenças do trabalho.

Os dez acidentes com maior incidência (dados de 2006)

Acidente

Ocorrências

Ferimento do punho e da mão

69.025

Fratura ao nível do punho e da mão

34.987

Traumatismo superficial do punho e da mão

28.772

Luxação, entorse e distensão dos ligamentos do tornozelo

20.227

Dorsalgia

16.773

Fratura do pé

14.188

Fratura da perna

13.974

Traumatismo superficial da perna

13.903

Traumatismo superficial do tornozelo e pé

12.406

Ferimento na cabeça

10.733


José Damásio de Aquino, assessor da diretoria técnica da Fundação de Segurança e Medicina do Trabalho, a Fundacentro, estima, porém, que os números sejam maiores.
Isso porque só os acidentes com os segurados da Previdência Social entram para os registros - só quem é contribuinte do Instituto Nacional de Seguro Social tem direito ao auxílio doença em caso de acidente no trabalho. "Levando em conta que os segurados são 40% da População Economicamente Ativa, muitos trabalhadores informais sofrem acidentes e não têm cobertura", disse

Como agir após um acidente?
O primeiro passo que um funcionário deve tomar após sofrer um acidente no trabalho é procurar um médico e avisar a empresa do ocorrido (caso a vítima esteja impossibilitada, a pessoa que a socorreu pode fazer o aviso).
Segundo Alberto Pereira, presidente da APS Assessoria de Segurança, caso a empresa tenha médico interno, o profissional deve procurá-lo. Caso contrário, o funcionário deve ir ao hospital que convier (o mais próximo, o do convênio, etc).

O que a empresa deve fazer?
Assim que for notificada do acidente, cabe à empresa comunicá-lo à Previdência Social no primeiro dia útil seguinte ao ocorrido, por meio de um documento chamado Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), explica a juíza Vólia Bonfim Cassar.
Se o acidente não for grave, como uma escoriação ou lesão leve, o funcionário, assim que atendido e receber alta médica, deve voltar ao serviço. Em caso de afastamento, fica por conta da empresa os custos com os primeiros 15 dias de ausência do funcionário.
Passado esse período, todo o segurado da Previdência Social tem direito ao auxílio doença do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Segundo a juíza, tanto empregados registrados, como os rurais, os domésticos e o autônomo, desde que contribuintes, estão cobertos pelos pelo auxílio quando sofrem acidente de trabalho.
Segundo a juíza, após ficar afastado e receber alta médica, o acidentado tem estabilidade por 12 meses, contados a partir do encerramento do auxílio-doença.

Deveres da empresa
Toda empresa deve prevenir os acidentes no ambiente de trabalho. Uma das formas é oferecer equipamentos de segurança para as funções que os exigem (como óculos de proteção para quem trabalha com solda, protetor auricular para quem trabalha em galpões barulhentos, etc).
Segundo o especialista Alberto Pereira, toda empresa deve identificar, isolar e eliminar os riscos. “Se não é possível eliminar, o risco deve ser sinalizado, como pintar de amarelo ou colocar uma placa em locais onde é perigoso”, disse.
As empresas também podem ter uma Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). A comissão identifica procura identificar e prevenir os riscos, além de informar os funcionários sobre eles.
Fonte: G1 - Globo.com - 27/9/2009

Câmara aprova antecipação de feriados para as segundas-feiras

Projeto seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso.
Datas como Natal e Independência do Brasil não serão alteradas.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou na quarta-feira (23) o Projeto de Lei 2756/03, do deputado Milton Monti (PR-SP), que antecipa para as segundas-feiras os feriados que ocorrem entre as terças e sextas-feiras. De caráter conclusivo, o projeto, já aprovado pela Comissão de Educação e Cultura em 2004, seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para que seja votado pelo plenário.

De acordo com o texto aprovado, os feriados dos dias da Paz Universal (1º de janeiro), Carnaval (festa móvel), Sexta-feira Santa (festa móvel), Independência do Brasil (7 de setembro) e Natal (25 de dezembro) são os únicos que não serão alterados.
O relator na comissão, deputado Geraldo Pudim (PMDB-RJ), apresentou parecer pela constitucionalidade e juridicidade da proposta. Quanto à técnica legislativa, ele acrescentou uma emenda para que o projeto se adeque à Lei Complementar 95/98, que estabeleceu normas para a edição de novas leis. "Os feriados que caem no meio da semana, causam muitos transtornos e prejuízos à economia, principalmente ao comércio", afirma ele.
Pudim explica ainda que os feriados que não são alterados pelo projeto são datas relevantes e protegidas por disposições de proteção de bens culturais não devendo mesmo ter suas comemorações modificadas.

Informativo da Secretaria de Comércio e Servicos - SCS

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Homenagem

Parceria

+

PREÇO

NORMAL

ASSOCIADO

CDL

DIAS POR

SEMANA*

CONDIÇÕES

ESPECIAIS

R$ 25,00

R$ 23,00

2 + 1

Permanência mínima de 6 meses.

R$ 35,00

R$ 31,00

3 + 1

R$ 40,00

R$ 35,00

4 + 1

Sem permanência mínima.

R$ 45,00

R$ 40,00

5 + 1

* Todos os sábados são livres.

** Valores para pagamentos mensais antecipados.

- Equipamentos de fabricação própria utilizados em várias academias pelo país.

- Acompanhamento por profissional com registro no Conselho de Educação Física.

- Amplas instalações - sala de ginástica, banheiros/vestiários, sala de massoteapia (estamos estudando desconto para associados CDL).

- Aulas de dança, capoeira (estamos estudando desconto para associados CDL).

Conheça as instalações da Mega Academia sem compromisso:

Praça Getúlio Vargas, 1- Anexa ao Prédio da CAPPS/CAMEDS.

Mais informações na CDL Miracema com Anderson pelo telefone 3852-1025.

EM BREVE NOVAS PARCERIAS.

Curso

As festas de fim de ano estão aí.
Uma pergunta fica na cabeça dos empresários do comércio: "Como fazer para driblar a crise e faturar mais?"
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Miracema ajuda a responder essa pergunta realizando o curso:


"VENDA MELHOR! VENDA MAIS!"

Duração:
8 horas - 2 horas/dia - das 19:00 às 21:00 horas
.

Datas:
15, 22 e 29 de outubro e 05 de novembro.


Local:
Auditório da CDL Miracema.


Incluído:
Certificado* e material didático.


Investimento:
Associado CDL:
R$ 30,00 por pessoa.
R$ 25,00**
por pessoa.

Não Associado CDL:
R$ 40,00
por pessoa.
R$ 35,00**
por pessoa.

Banco de Talentos:
***
R$ 30,00
por pessoa.

Sem taxa de matrícula.
Vagas limitadas.


Quem terminar o curso poderá participar da palestra "Como montar seu currículo" gratuitamente.

A quem interessar, anexe o curso teórico de "Prevenção e Combate a Incêndios" com 2 horas de duração por apenas mais R$ 15,00 por pessoa.

Inscrições e informações na CDL Miracema até o dia 10/10
Rua Marechal Floriano, 30 - Alto - Centro
Telefone: 3852-1025
(Em cima da Pop´s 1,99)

* Somente para quem fizer o curso até o fim.
** Para mais de 5 pessoas da mesma empresa.
*** Para quem tem currículo cadastrado no Banco de Talentos da CDL. Se você ainda não tem cadastro, faça-o imediatamente - as contratações temporárias para o fim de ano estão aí.

Informativo da Secretaria de Comércio e Servicos - SCS

Curtas

Retomada: Bancos revisam dados e estimam PIB positivo para o ano
Os bancos brasileiros preveem, pela primeira vez desde maio deste ano, uma variação positiva no PIB de 2009, de 0,02%, segundo pesquisa da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). A previsão anterior era de -0,1%. Para 2010, as projeções também registraram melhora, passando de um crescimento previsto de 3,7% em julho para 3,98%.

Varejo: Vendas do comércio têm terceira alta seguida no ano
As vendas do comércio registraram, em julho, a terceira alta consecutiva do ano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o varejo cresceu 0,5% na comparação com o mês anterior e já acumula alta de 4,7% em 2009. Passado um ano do agravamento da crise internacional, marcado pela quebra do Lehman Brothers, o coordenador da pesquisa, Reinaldo Pereira, destaca que o comércio já recuperou as perdas sofridas no período. Uma das evidências, segundo ele, é o fato de que o patamar de volume de vendas atingiu recorde em julho, superando, portanto, o nível verificado no ano passado. Na comparação com julho de 2008, as vendas do comércio tiveram alta de 5,9%. No acumulado de 12 meses, a expansão é de 5,8%. Em julho, das 10 atividades pesquisadas, 4 tiveram variações positivas. As maiores pressões de alta vieram das vendas de livros, jornais, revistas e papelaria.

Seminário debate comunicação com consumidor
Discutir o perfil da nova empresa 2.0 e a comunicação em tempo real com o consumidor é o objetivo do Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (Conarec) 2009, que acontece hoje e amanhã, em São Paulo. O painel de encerramento, mediado por Fernanda Young, terá o tema "Sem censura: as experiências de serviços mais marcantes contadas pelos contestadores da mídia", com a presença de Hélio de la Peña, Rosana Herman, Marcelo Tas, Soninha Francine e Tutty Vasques. O evento, organizado pelo Grupo Padrão com apoio da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec), congrega empresas nacionais e multinacionais que se dividirão em vários painéis como Consumidores e Comunidade, Contact Center e CRM, Marketing, Novas Mídias, e RH e gestão de pessoas. Entre os temas a serem debatidos estão como medir o valor de cada cliente; radiografia dos SACs após a regulamentação; e o paradoxo entre o atendimento de primeiro mundo versus educação de terceiro mundo.

Wizard quer abrir rede de escolas de idiomas na China
Uma equipes de executivos da rede de ensino de idiomas Wizard está na China com o objetivo de iniciar a implantação da marca no país. A partir dessa visita, será possível definir quantas e onde serão implantadas as primeiras Wizard, além de serem determinados critérios de expansão. Na pauta da viagem está uma reunião com Jon Huntsman Jr., embaixador americano na China. Ainda não há números que indiquem com precisão quantas serão as unidades implantadas pela marca nos próximos anos, mas a empresa pretende abrir suas primeiras lojas nos próximos meses.

Opção sustentável
A construtora sergipana Cosil encontrou uma forma engenhosa de promover o desenvolvimento econômico regional e ainda se diferenciar das concorrentes. Por meio do Kit Sustentável, ela permite que os clientes escolham itens como porcelanato ecológico, piso de madeira de reflorestamento e bacias sanitárias com controle de vazão de água. Nas obras feitas no Nordeste, o pacote inclui ainda granitos e mármores da região. O kit começou a ser ofertado no empreendimento Passeio Beira Mar, em Aracaju (SE), e foi escolhido por 53% dos compradores.

Oferta pela GVT chega à Anatel semana que vem

O presidente da GVT, Amos Genish, disse ontem que o grupo francês Vivendi pretende apresentar na próxima semana à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o pedido de anuência prévia para a compra do controle da GVT. No início do mês, a Vivendi anunciou uma proposta amigável de compra por 100% da GVT. A empresa ofereceu R$ 42 por ação da companhia, o que avalia a empresa brasileira em R$ 5,4 bilhões. Ontem, Genish voltou a dizer que a entrada da Vivendi vai "turbinar" a atuação da GVT no Brasil.

Banco do Brasil deve abrir 15 agências nos EUA

O Banco do Brasil anunciou ontem que abrirá 15 agências nos Estados Unidos, nas quais oferecerá produtos como poupança, fundos de investimento e remessa de recursos para o Brasil. O banco afirma que as perspectivas são positivas em virtude do 1,4 milhão de imigrantes brasileiros que vivem no país. Inicialmente, cinco agências devem ser abertas. No médio prazo, virão outras dez. O objetivo é concentrar as atividades em cidades onde a comunidade brasileira é mais forte - como Nova York, Boston e Miami. Atualmente, o BB conta apenas com uma agência nos EUA, em Nova York.


Oportunidade para pequenos
Há mais de 2,3 mil micro e pequenas empresas das mais diversas áreas, localizadas em 11 estados do Brasil, de olho na exploração do pré-sal. Fabricantes de parafusos, firmas de ginástica laboral, helicópteros e câmeras de segurança, fornecedores de coffee break, empresas especializadas em análise química e em manutenção, além de organizações voltadas para a Tecnologia da informação e a nanotecnologia, todos querem, de alguma maneira, abocanhar uma fatia do crescimento econômico que virá com a produção do petróleo em águas profundas da costa brasileira. Essas empresas já foram qualificadas pelo Sebrae como fornecedoras da Petrobras e da indústria de petróleo e gás no Brasil, e agora esperam o momento de dar um salto rumo à riqueza que se anuncia.

Feira do Empreendedor Individual acontece em Ceilândia

Quem é trabalhador informal, pequeno empresário ou sonha em ter o próprio negócio pode participar da Feira do Empreendedor Individual (FEI) promovida pela Secretaria de Trabalho. A feira acontece de 18 a 20 de setembro, das 9h às 19h (sexta e sábado) e das 9h ás 14h (domingo) na Praça do Encontro – Ceilândia Centro (em frente ao restaurante comunitário).


País melhora indicador de TI
O Brasil e o Peru foram os únicos países da América Latina que melhoraram a pontuação no setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da informação (ISI) para a América Latina, realizado pela everis. A pontuação brasileira alcançou 4,37 pontos, um avanço de 1,1% em relação a 2008, mantendo-se na quinta posição, mas superando a Colômbia. O avanço foi sustentado pelo crescimento do segmento de equipamentos.

Vendas no varejo crescem 2,1% em agosto

As vendas no varejo no Reino Unido cresceram 2,1% em agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2008. Na mesma direção, as vendas subiram 2,7% entre junho e agosto, de acordo com informações divulgadas hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas da região. Na variação anual, o volume de vendas nas lojas de alimentos tiveram alta de 3,3%, enquanto que, excluindo as lojas de alimentos, o volume de vendas expandiu 0,2%. Já as lojas do segmento têxtil, vestuário e calçados registraram avanço de 4,2% na mesma base de comparação
.

Humor

Boas Vendas...

Um garotão inteligente, vindo da roça, candidatou-se a um emprego numa grande loja de departamento.
Na verdade, era a maior loja de departamentos do mundo, tudo podia ser comprado ali.
O gerente perguntou ao rapaz:
- Você já trabalhou alguma vez?
- Sim, eu fazia negócios na roça.
O gerente gostou do jeitão simplório do moço e disse:
- Pode começar amanhã. No fim da tarde venho ver como se saiu.
O dia foi longo e árduo para o rapaz.
Às 17h30 o gerente se acercou do novo empregado para verificar sua produtividade e perguntou:
- Quantas vendas você fez hoje?
- Uma!
- Só uma? A maioria dos meus vendedores faz de 30 a 40 vendas por dia. De quanto foi a sua venda?
- Duzentos mil de reais.
- Como conseguiu isso???
- Bem, o cliente entrou na loja e eu lhe vendi um anzol pequeno, depois um anzol médio e finalmente um anzol bem grande. Depois vendi uma linha fina de pescar, uma de resistência média e uma bem grossa, para pescaria pesada. Perguntei onde ele ia pescar e ele me disse que ia fazer pesca oceânica. Eu sugeri que talvez fosse precisar de um barco, então o acompanhei até a seção de náutica e lhe vendi uma lancha importada, de primeira linha. Aí eu disse a ele que talvez um carro pequeno não fosse capaz de puxar a lancha e o levei à seção de carros e lhe vendi uma caminhonete com tração nas quatro rodas.
Perplexo, o gerente perguntou:
- Você vendeu tudo isso a um cliente que veio aqui para comprar um pequeno anzol?
- Não, senhor. Ele entrou aqui para comprar um pacote de absorventes para a mulher, e eu disse:
- Já que o seu fim de semana está perdido, por que o senhor não vai pescar?

Sua Majestade - O Cliente!

Na história comercial, a mudança do comportamento do consumidor, de uma ação centrada nos vendedores para uma atuação centrada nos compradores, gestores dos mais variados segmentos comerciais passaram a perceber esta mudança e, intensificaram seus esforços para compreender como o cliente poderia ser conquistado.
Com o fortalecimento de ações de marketing, envolvimento de outras áreas da empresa e reflexões sobre o perfil comercial, gradativamente, o cliente passou a receber atenção especial na pauta de reuniões e, no ano de 2003, a data de 15 de setembro passou a integrar o calendário comemorativo como Dia do Cliente.
Idealizado pelo consultor gaúcho João Carlos Rego, esta data representa o compromisso de avaliar como o consumidor é valorizado em todos os setores.
Perceba o quanto cada cliente é fundamental para a continuidade do seu negócio e responda:
- Quantos recomendariam seus serviços e produtos para outras pessoas?
- Quantos são multiplicadores do atendimento que sua equipe oferece?
- Qual será o comentário do cliente ao desligar o telefone após falar com sua equipe de trabalho?
Para contribuir com as respostas para estas perguntas, realize a leitura e aplique as quatro sugestões para valorizar ainda mais o Dia do Cliente.

Objeto de compra - Você retornaria para um restaurante, onde embora o atendimento tenha sido perfeito, mas a comida além de uma aparência horrível também não atendeu suas expectativas?
Qual será sua resposta?
E qual o motivo desta resposta?
Observe que você não retornaria ao restaurante em decorrência do produto, ou seja, do objeto de compra.
Desta maneira é importante observar que de acordo com cada desejo de compra, sejam bens tangíveis, armazenáveis, transportáveis, duráveis ou bens de uso especial, a operação será distinta, pois a compra de uma calça jeans é diferente, por exemplo, da aquisição de um perfume.
Quanto mais você conhecer o objeto de compra, maior a oportunidade de demonstrar conhecimento ao cliente.

Objetivos de compra - Conhecer o comportamento do consumidor é um processo que está em evolução e permite refletir que os objetivos de compra possibilitam exercitar a abordagem com o cliente, além de gerar importante aprendizado sobre o perfil do consumidor.
Perceba que alguns clientes apresentam como objetivo de compra, a aquisição de um automóvel por necessidade de deslocamento, entretanto, outras pessoas realizam a compra de um automóvel por status.
Reconhecer os objetivos de compra permite compreender que o ser humano possui atenção seletiva para reter aquilo que interessa e cria uma defesa para aquilo que não interessa.
Seu cliente demonstra atenção para sua abordagem comercial e atenção a sua apresentação?

Observar quem participa da compra - Em toda família há uma pessoa que exerce o papel de iniciação da compra.
Porém, em muitas ocasiões, a pessoa não é o responsável diretamente pela aquisição do produto ou serviço.
Observar quem participa, interfere e apresenta influência na decisão da compra é um importante diferencial para compreender que este processo ocorre por estágio do ciclo de vida da família, autonomia dos filhos, antecedentes culturais e classe social.

Operações necessárias para compra - Note que o sentimento de pós-compra pode provocar uma redução no valor da marca, gerada pela insatisfação com o uso do produto ou do serviço.
Com atenção para este item, perceba que as operações de compra envolvem decisões sobre a marca, forma, quantidade e prazo de entrega.
Observe que para algumas pessoas, o cliente é um chato, entretanto, para outros profissionais o cliente é exigente, pois alguns fatores negativos no atendimento ou no produto ao serem constatados pelo consumidor geram enorme insatisfação.
Certa vez, ouvi de um empresário lojista uma excelente definição: "o meu desafio como membro ativo do movimento lojista é o de jamais levar stress para o cliente".
Observe que interessante definição para valorizar ainda mais o Dia do Cliente.
Quantas pessoas ao contrário de encantar, assustam com o péssimo atendimento telefônico.
Você conhece alguma empresa assim?

As quatro sugestões acima apresentadas são aplicadas por profissionais que querem tomar o dia 15 de setembro um momento especial para demonstrar como a organização está preocupada com a satisfação de seus clientes.
Empresas com esta preocupação buscam através da missão, visão e valores, demonstrar na prática, compromisso com a comodidade do cliente e a facilidade.
Dalmir Sant’Anna

MENSAGEM

O Positivo se Alimenta do Negativo

Parece-me que na maioria das trajetórias de sucesso de um homem ou uma mulher tem uma história de um menino pobre e uma menina pobre. Essa influência mostra que o positivo se alimenta do negativo.
Se alguém fica doente, a farmácia ganha dinheiro, o hospital, o médico, o taxista, o hotel, o supermercado...
Em todas as profissões, existem exemplos assim. Picasso disse que para construir é preciso destruir.
Entendo que é na queda que a água ganha força, move turbinas e gera energia. Quando você cai, você ganha força.
Na minha história de vida, relembro a infância pobre sempre, o que me dá força, eu me lembro também dos erros mais recentes que me proporcionaram uma alavancagem muito grande na vida.
O problema é na verdade uma grande universidade. E o problema nunca é o problema... É a atitude que temos diante dele. Um campeão não se conhece pelo tamanho do tombo. Um campeão se conhece pela capacidade em levantar-se.
Enquanto uns enxergam a metade do copo que ficou outros apenas lamentam-se pela outra metade que foi embora.
Na verdade o que impulsiona tudo na vida são os sonhos e os ideais que se transformam em metas que são sonhos com datas marcadas.
Uma pessoa que não tem um ideal nem um guindaste a tira da cama de manhã cedo.
Aprendi sonhando de olhos abertos em minha vida! Aprendi que produto em estoque não vende... Só na vitrine. Então, como profissional na vida, é preciso sair da casca, dar a cara para bater, ousar, aprender, estudar, ter iniciativa, enfrentar desafios e ter medo, mas ir em frente apesar dele.
Quando vem uma crise, por exemplo, muitos pisam no freio e outros continuam acelerando. O que acontece? Quem pisa no freio sai do mercado, o deixa maior. E quem pisou no acelerador acaba herdando um mercado sem muita concorrência e começa a fazer resultados.
Daí quem pisou no freio quer voltar, mas a água do rio já passou. O conselho é aproveite um momento de dificuldade com olhos bem abertos para aprender. O desejo de aprender é que move o mundo.
Quem move o mundo são os insatisfeitos... Mas insatisfeitos com motivação e atitude, são eles que geram essa energia, que buscam mais, que constróem a excelência.
O otimista enxerga oportunidades nas dificuldades e o pessimista enxerga apenas dificuldades nas oportunidades. E, pior ainda, tem muito pessimista que se diz realista.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina

Crescimento Profissional - Parte III

Venda Emoção...

É triste quando uma excelente técnica é arruinada inteiramente por total insinceridade e descuido. Ainda assim, quando usada corretamente, é poderosa. Requer atenção, exige disciplina - mas, isto observado, produz resultados. Eis como usá-la:

Primeiro lugar: mostre-se realmente interessado em fazer o me­lhor que puder pelo cliente e demonstre este interesse formulando per­guntas que lhe dirão o que ele está procurando conseguir. Transcenda as limitações de seu próprio gosto e preferência. Reconheça que o que é certo para você não é certo para todo mundo e faça um esforço sério para ver o mundo através dos olhos do cliente.

Segundo lugar: se você trabalha em uma ótica use seu conhecimento especializado a fim de orientar o cliente para a melhor solução que ele possa ter: modelos arredondados ficam ótimos em rostos quadrados, pois suavizam o contorno. Modelos quadrados são indicados para os rostos redondos e ovais. Quem tem cabelo escuro, pode investir em cores variadas, mas se o cliente tem cabelos claros, não é interessante modelos pretos, pois deixam o rosto carregado.

Terceiro lugar: você sabia que um cliente em uma loja de roupas experimenta 5 a 6 peças antes de comprar uma? Se você na primeira roupa já sair disparando: “foi feito para você!”. Então, o que você terá que fazer: espere PRIMEIRO o cliente falar. Se ele experimentou outra roupa e você já diz “Ficou lindo!” e ele não gostou da. Sua opinião não terá valor nenhum. E você matou uma das melhores técnicas de persuasão. Concentre-se no cliente. Diga coisas sinceras!
Pofessor Menegatti

Estatística mensal de consultas - Agosto/2009

Os dados das consultas ao serviços da CDL, mostram, agosto de 2009 em relação a agosto de 2008, com:
  • queda de 32,96% nas consultas ao SPC;
  • crescimento de 51,28% nas consultas de LigCheque;
  • queda de 75% nas consultas de SIAC;
  • queda de 14,85% nos Registros de inadimplentes;
  • crescimento de 50,82% nos Cancelamentos de registros.
Os dados também mostram, que agosto de 2009 em relação a julho de 2009, teve:
  • queda de 21,26% nas consultas ao SPC;
  • queda de 20,81% nas consultas de LigCheque;
  • queda de 100% nas consultas de SIAC;
  • crescimento de 100% nos Registros de inadimplentes;
  • crescimento de 19,48% nos Cancelamentos de registros.

Estatística Completa

Serviço/Referência ago/09 ago/08 jul/09
Consultas ao SPC 1863
2779
2366
Consultas ao LigCheque 236
156
298
Consultas ao SIAC 1 4
0
Registros 86
101
43
Baixas 92
61
77

Top 10 - Consultas ao SPC

Leader Magazine
282
A Credilar
199
Banco do Brasil
189
Xxxxxxxxxxx* 150
Eletrolider
126
Mercado Paraíso
125
Loja José de Assis
90
Banco Itaú
84
Daqui Eletromóveis
62
10º Claro 57

* Esse Lojista não permite a divulgação do seu nome.

Desculpas

Caros leitores do blog,

Pedimos desculpa pela falta de atualização nessa mais de uma semana.

Tivemos problemas com a velocidade da internet aqui - esperamos que já esteja resolvido.

Para recuperar o tempo perdido vamos às postagens.

Atenciosamente.

Administrador do blog.