sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Serviços da CDL para os Associados


Serviço de Proteção ao Crédito

O Serviço de Proteção ao Crédito é o mais importante produto da CDL. Criado para diminuir os riscos e aumentar a confiabilidade nas operações de crédito no comércio varejista, o SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO é uma ferramenta fundamental para ampliar o acesso aos bens de consumo e proteger empresários de perdas decorrentes da inadimplência.
Com o SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO a sua empresa tem a certeza de estar sempre fazendo um bom negócio. Você tem acesso à informação rápida e segura sempre que precisar, de qualquer lugar do Brasil. São mais de um milhão de estabelecimentos cadastrados, utilizando e alimentando o sistema com informações sempre atualizadas. Para clientes com diferentes necessidades de acesso, a CDL disponibiliza diversos meios de consulta. O SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO Plus agrega o serviço de verificação de endereços OK, e pode ser customizado para disponibilizar outras informações oferecidas pelos produtos CDL.

Consagrado e amplamente divulgado, o Serviço de Proteção ao Crédito é o principal serviço oferecido pela Câmara de Dirigentes Lojistas. Agora de amplitude nacional, o Serviço de Proteção ao Crédito não se torna apenas um meio para análise de crédito, e sim uma condição que diminui o risco do comércio e facilita a vida dos consumidores. Com o Serviço de Proteção ao Crédito, você obterá uma resposta ágil, rápida e segura sobre a propriedade da liberação de crédito pessoal.
A partir do fornecimento do CPF do pretendente ao crédito, você recebe as seguintes respostas:

IDENTIFICAÇÃO - Confirma o nome do consultado na Receita Federal.
NADA CONSTA - Informa que não há nenhum registro sobre o consultado.
CONSULTAS ANTERIORES - (não são informações restritivas) Informa a quantidade de consultas do próprio solicitante nos últimos três meses.
RESTRIÇÃO - Informa os nomes das empresas nas quais o consultado esteja em débito.
ALERTA - Informa sobre alertas de documentos roubados ou extraviados.

BANCO DE DADOS - Rede Nacional de Informações Comerciais - RENIC

Empresas que reduzirem acidentes de trabalho vão gastar menos com seguro

Os empresários terão, em outubro, acesso ao Fator Acidentário de Prevenção (FAP) calculado com nova metodologia que considera perícias médicas e obedece a levantamentos estatísticos mais abrangentes. O FAP vai, a partir do mês de janeiro, premiar as empresas que têm menor ocorrência de acidentes e doenças profissionais. Dessa maneira, elas poderão se beneficiar de uma redução na contribuição ao Seguro Acidente de Trabalho (SAT), de 1%, 2% e 3% sobre a folha de pagamento. Por outro lado, as empresas que oferecem mais risco ao trabalhador vão pagar mais.
O diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência, Remígio Todeschini, revela que, em 2010, além da nova metodologia do FAP, vai haver um período de transição para o novo regime. Durante todo o ano que vem, as empresas que receberem carga maior na alíquota do SAT terão um desconto de 25%.
Na situação oposta, as empresas que reduziram o risco de acidente ou doença no trabalho no período que vai de abril de 2007 a dezembro de 2008, terão bonificação integral já em 2010. "Negociamos bastante com representantes das empresas e eles ficaram muito mais satisfeitos", afirma Todeschini.
O diretor ainda explicou que a nova metodologia do FAP vai punir a empresa que tiver ocorrência de óbito ou invalidez permanente. Nesses casos, ela perderá o bônus de 25% em 2010. A exceção, de acordo com as normas que estão sendo preparadas, é para quem provar que investiu em medidas de segurança e saúde do trabalhador com o devido acompanhamento do sindicato da categoria.
Também não terão direito ao bônus de 25% as empresas que tiverem rotatividade de mão de obra acima de 75%. Nessa hipótese, a exceção fica para quem provar que obedeceu às normas preventivas em saídas voluntárias dos empregados ou quando há término de obra.
Todeschini explica que o governo procurou aperfeiçoar a metodologia do FAP, porque a fórmula original enfrentou muita contestação por parte das empresas. Ele reconhece que o sistema anterior permitia distorções que elevavam ou reduziam exageradamente as variações do FAP.
A base estatística antes observada, 250 mil casos, foi ampliada para 600 mil ocorrências, considerando comunicações de acidente de trabalho (CAT) e aplicação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), se confirmado por perícias médicas.
Em 2010, o SAT, já aplicado o desconto de 25%, vai levar as alíquotas máximas a 1,75% (risco leve), 3,5% (risco médio) e 5,25% (risco grave). As alíquotas mínimas serão, respectivamente, 0,5%, 1% e 1,5%. De 2011 em diante, os três tetos chegam a 2%, 4% e 6%.
O diretor informa que a previsão do Ministério da Previdência para 2009 é gastar R$ 12,9 bilhões com o pagamento de benefícios acidentários e aposentadorias especiais. Ele diz que o Seguro Acidente de Trabalho é deficitário, porque, em 2008, arrecadou apenas R$ 7,4 bilhões.
A DataPrev e a Receita Federal estão preparando a base de dados que vai permitir às empresas consultarem, em outubro, seu FAP. O acesso será individual, respeitando a criação de subclasses a partir da lista da Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
Valor Econômico

Pare de Reclamar!

Você conhece alguém que faz sucesso? Repare se ele fica reclamando por tudo ou por nada... Quem faz sucesso é porque trabalha, é focado e vibra com o que vive e faz.
Quase toda família tem um chupim, um comedor do biscoito dos outros...
Para quem não conhece a história do chupim, trata-se de um pássaro que vive na região sul do Brasil, feio que dói e didáticamente falando é um pássaro preto, cuja fêmea tem como disposição pôr os seus ovos no ninho do tico-tico que, inadvertidamente, lhe cria os filhotes.
Assim como existem milhares de empresários e profissionais de mesa de bar que na ótica certeira do publicitário Nizan Guanaes estas pessoas são encontradas na sexta-feira no happy hour dizendo que vão revolucionar o mundo, penso eu, principalmente depois do segundo copo, mas na segunda-feira esse povo NUNCA está trabalhando.
É como aquele tio maluco, um verdadeiro “homem dos milagres” que no churrasco de domingo tem respostas para tudo, resolve o problema da economia, do país, do mundo, das empresas... E na segunda-feira nunca é encontrado para trabalhar.
São pessoas acostumadas a ganhar as coisas, a fazer cortesia com o chapéu alheio, a transferir o problema, sem ética e aí... Adeus sucesso!
Na verdade, estas pessoas reclamam mas não fazem nada. Os motivados fazem, os desmotivados reclamam. Quem quer arruma um jeito, quem não quer, arranja uma desculpa.
Ao contrário de quem pensa que quem faz sucesso não faz nada... Faz na verdade tudo. O protótipo verdadeiro do milionário é de alguém que trabalha muito e tem prazer com isto... E isso não significa não dar valor ao lazer que também é muito importante.
A vida segue seu curso, porém, nas empresas, nas instituições e nas famílias tem sempre um bando de reclamões. Talvez tenha nascido aí a expressão pai rico, filho nobre e neto pobre... O que o pai construiu, o filho usufruiu e o neto nem viu. Não é regra, mas acontece muito.
Analise comigo, uma hora que você passa reclamando é uma hora improdutiva, uma hora a menos de trabalho e de oportunidades que poderiam te levar a um lugar melhor, ou seja, construir o seu sucesso.

Ou você assume o volante do seu carro ou você senta no banco de trás... O mundo não fica esperando. Se você mudar o mundo muda com você.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina

7 de Setembro

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Inadimplência em Miracema

Dados do SPC

Parciais

Em: Julho 2009
Em: Agosto 2009

Em: Agosto 2008
43 Registros 100,00% 86 Registros -14,85% 101 Registros
77 Cancelamentos 19,48% 92 Cancelamentos 50,82% 61 Cancelamentos
-34 Saldo -82,35% -6 Saldo -115,00% 40 Saldo

Inadimplência caiu 82,35% para julho/2009 e caiu 115% para agosto/2008.

Em: 2º Trimestre/2009
Em: 3º Trimestre/2009

Em: 3º Trimestre/2008
280 Registros -53,93% 129 Registros -61,49% 335 Registros
216 Cancelamentos 209,09% 169 Cancelamentos -24,89% 225 Cancelamentos
64 Saldo -39,44% -40 Saldo -136,36% 110 Saldo

Inadimplência caiu 39,44% para 2º trimestre/2009 e caiu 136,36% para 3º trimestre/2008.

Em: 1º Semestre/2009
Em: 2º Semestre/2009

Em: 2º Semestre/2008
620 Registros -79,19% 129 Registros -89,35% 1211 Registros
417 Cancelamentos -59,47% 169 Cancelamentos -66,99% 512 Cancelamentos
203 Saldo -119,70% -40 Saldo -105,72% 699 Saldo

Inadimplência caiu 119,7% para 1º semestre/2009 e caiu 105,72% para 2º semestre/2008


Em: 2009

Em: 2008
749 Registros -59,60% 1854 Registros
586 Cancelamentos -34,74% 898 Cancelamentos
163 Saldo -82,95% 956 Saldo

Inadimplência mensal caiu 82,95% para 2008.

Totais

Em: Julho 2009
Em: Agosto 2009

Em: Agosto 2008
25148 Registros 0,34% 25234 Registros 7,63% 23446 Registros
12700 Cancelamentos 0,72% 12792 Cancelamentos 8,06% 11838 Cancelamentos
12448 Saldo -0,05% 12442 Saldo 7,18% 11608 Saldo

Inadimplência caiu 0,05% para julho/2009 e cresceu 7,18% para agosto/2008.

Em: 2º Trimestre/2009
Em: 3º Trimestre/2009

Em: 3º Trimestre/2008
25105 Registros 0,51% 25234 Registros 6,88% 23609 Registros
12623 Cancelamentos 1,34% 12792 Cancelamentos 7,32% 11919 Cancelamentos
12482 Saldo -0,32% 12442 Saldo 6,43% 11690 Saldo

Inadimplência caiu 0,32% para 2º trimestre/2009 e cresceu 6,43% para 3º trimestre/2008.

Em: 1º Semestre/2009
Em: 2º Semestre/2009

Em: 2º Semestre/2008
25105 Registros 0,51% 25234 Registros 3,06% 24485 Registros
12623 Cancelamentos 1,34% 12792 Cancelamentos 4,80% 12206 Cancelamentos
12482 Saldo -0,32% 12442 Saldo 1,33% 12279 Saldo

Inadimplência caiu 0,32% para 1º semestre/2009 e cresceu 1,33% para 2º semestre/2008.


Em: 2009

Em: 2008
25234 Registros 3,06% 24485 Registros
12792 Cancelamentos 4,80% 12206 Cancelamentos
12442 Saldo 1,33% 12279
Saldo

Inadimplência geral cresceu 1,33% para 2008.

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços - SCS

ATENÇÃO

ATENÇÃO

O nome, a marca e os serviços SPC - Serviço de Proteção ao Crédito são marcas registradas da CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que as cede às CDLs filiadas ao DASPC - Departamento de Atendimento aos SPCs.

Portanto, SPC só tem um, o da CDL!

Cuidado com imitações!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Crescimento Profissional - Parte I

Prepare-se mentalmente...

A técnica do cinema mental consiste em visualizar-se conseguindo aquilo que deseja, passando por todas as etapas e superando cada uma delas.
É como imaginar-se vencendo uma corrida antes mesmo de começá-la. Exercícios de visualização trabalham os mesmos circuitos neurais que o esforço físico.
Um exemplo foi o arremessador de dardo olímpico Steve Backley que usou a mentalização para ficar em forma. Quando distendeu o tornozelo e se viu incapaz de treinar. Ele perdeu várias semanas de treinamento físico, mas usou essas mesmas semanas para treinamento mental, e quando voltou para a pista, conseguiu quebrar seus próprios recordes.
A atividade atlética se transformou antes de tudo em um jogo intelectual. Estudos realizados demonstraram que exercícios mentais podem realmente aumentar a força e o desem­penho no mundo real.
Professor Menegatti

CNDL participa de debate na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados abriu as portas nesta terça-feira, 25, para escutar empresários e representantes das centrais sindicais sobre a redução da jornada de trabalho. É que tramita na Casa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a carga horária de 44 para 40 horas semanais.
Durante discurso no plenário da Câmara dos Deputados, o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, defendeu a não aprovação desta PEC. “O país tem realidades socioeconômicas diferentes. Não podemos engessar o país num modelo único”, disse o presidente, que ainda lembrou que o horário de trabalho dos estabelecimentos comerciais é definido pelo consumidor. Se aprovada, além de reduzir a jornada de trabalho para 40 horas, a PEC prevê aumento de 50 para 75% o pagamento das horas extraordinárias. Com isto, o setor de comércio será o mais afetado, pois vai prejudicar diretamente o desempenho.
Além do presidente da CNDL, esteve presente o presidente da FCDL/MG, José César da Costa, o vice-presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer, o diretor da CNDL, Kissao Álvaro Thais e o coordenador da CNDL, Celso Vilela Guimarães.