sexta-feira, 12 de junho de 2009

Copom corta Selic para 9,5%

BRASÍLIA - O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou ontem a quarta redução consecutiva na taxa básica de juros. O corte foi novamente de um ponto percentual, o mesmo feito na reunião anterior, o que levou a Selic de 10,25% ao ano para 9,25% ao ano, abaixo das previsões do mercado.
Desde o final de 2003, no início do Governo Lula, o BC não promovia uma sequência de cortes de juros dessa magnitude. E pela primeira vez, desde que a atual série é medida, os juros no Brasil ficam abaixo dos dois dígitos. Com isso, o juro real (taxa de juros nominal menos a inflação) fica entre 4% e 5% ao ano.
Em janeiro, a taxa caiu de 13,75% para 12,75% (um ponto). Em março, o Copom acelerou a redução, e a taxa foi para 11,25% (1,5 ponto). No final de abril, porém, o corte foi menor, para 10,25% ao ano.
Desde a última reunião, o BC vem indicando que iria dar continuidade ao processo de redução da taxa Selic, devido ao agravamento da crise econômica. Com leve sinais de melhora, porém, as reduções desaceleraram.
Agora, os diretores do BC só voltam a se reunir nos dias 21 e 22 de julho, quando deve haver um novo corte. De acordo com a pesquisa Focus, realizada pelo BC com o mercado financeiro, os economistas esperam queda para 9% -mesma previsão para o encerramento da Selic de 2009.
Apesar do corte de ontem, o Brasil continua com uma das maiores taxas de juros do mundo. Em relação aos juros reais (descontada a inflação), o Brasil ocupa terceira posição: a atual taxa de 4,9% é menor apenas que a da China (6,9%) e da Hungria (5,9%), segundo cálculos da consultoria Uptrend.
Em termos nominais, o Brasil fica atrás da Venezuela (21,4%), Rússia (11,5%), Argentina (10,5%), Hungria (9,5%) e Turquia (9,3%).
A decisão de baixar a Selic vem na esteira da crise econômica mundial, que atingiu o Brasil no último trimestre de 2008. Isso porque uma taxa de juros menor incentiva o consumo, o que leva a uma reativação da economia.
O ritmo da redução, entretanto, é calculado considerando vários dados, como inflação e Produto Interno Bruto (PIB), já que quanto menores os juros, maior a demanda de consumo, o que pode pressionar os preços para cima e gerar inflação.
O principal reflexo da queda da taxa básica para o consumidor é nos juros bancários. Diversos bancos (Nossa Caixa, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú-Unibanco, Banco do Brasil) têm anunciado corte no juros em empréstimos pessoas e financiamentos imobiliários desde que o BC começou a baixar a Selic.
A taxa média geral, incluindo pessoa física e jurídica em todas as modalidades pesquisadas pelo BC, caiu de 38,6% ao ano em abril para 38,3% ao ano em maio. É a menor taxa desde junho de 2008, quando estava em 38%.
Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL_BH), Roberto Alfeu, o país fez por merecer o patamar atual de juros. Viemos avançando lentamente, derrubando a inflação. Os sucessivos cortes na Selic vêm se justificando diante do claro espaço para afrouxamento fornecido pelo cenário, frisou. Em comunicado à imprensa, o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Robson Andrade destacou que o crescimento negativo do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre mostra que o Banco Central deveria ter reduzido a taxa de juros com maior intensidade e de forma mais agressiva, chegando aos 9%a.a. Ao não proceder dessa forma, contribuiu para redução do PIB. E ao insistir no erro, como fez hoje, o BC age para que não superemos o quadro adverso na velocidade demandada pela sociedade brasileira, afirmou. O presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, disse que o caminho está certo, que a redução é positiva, mas que o Governo ainda se mostrou tímido ao cortar a taxa de juros. Se dizem que estamos nas melhores condições do mundo, essa redução poderia ser maior, salientou.

Campos fica fora do feriadão

CAMPOS. Ao contrário do que acontece no resto do país, o feriado de Corpus Christi em Campos não é regulamentado pela Câmara de Vereadores e, por isso, o comércio local funcionou normalmente ontem - e com muito movimento, por ser véspera do Dia dos Namorados. Os shoppings também abriram as portas. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Joilson Barcelos, explicou que, na década de 90, um vereador apresentou um projeto de lei criando o feriado de Santo Amaro, no dia 15 de janeiro. Para aprovar a proposta, a Câmara teve que desregulamentar um feriado religioso no município, pois só pode haver quatro. O escolhido foi o de Corpus Christi.
- Estivemos com o bispo de Campos, dom Roberto Guimarães, tratando do assunto. Ele defende a regulamentação deste feriado. Agora, vamos fazer uma campanha junto aos vereadores, para que o feriado de 15 de janeiro seja extinto, pelo fato de ser o mais novo deles.
O fato é que existe um excesso de feriados municipais, o que prejudica a atividade econômica - disse Barcelos.
As repartições públicas e os bancos não abriram na cidade, mas o comércio do Centro funcionou até as 16h e os shoppings, normalmente. A grande polêmica ficou por conta do pagamento ou não de hora extra aos funcionários. Como não existe lei regulamentando o Corpus Christi, os empresários se sentem desobrigados de cumprir a cláusula do acordo entre empregados e patrões para feriados.

Rio de Janeiro, RJ - sexta-feira, 12 de junho de 2009 - Aloysio Balbi

Você sabia que mulheres solteiras compram mais?

Trabalho realizado pelo IPSOS (referência mundial em pesquisa de mercado) ouviu mais de 5.000 mulheres, com idades entre 30 e 39 anos. De acordo com o estudo, as mulheres solteiras cultivam mais o hábito de comer ou passear em shoppings (47%), de ir à praia (46%), de frequentar danceterias (20%), de participar de shows (31%), ir a museus ou exposições (9%) e assistir futebol em estádio (6%). No que diz respeito ao hábito de cuidar mais da aparência, as mulheres solteiras aparecem em evidência, visto que 10% costumam fazer ginástica em academia, ao passo que somente 8% das mulheres casadas fazem o mesmo.

Sua atuação em vendas é na cadência do samba de uma nota só?

Durante um jantar, a filha de um casal de amigos realizou uma apresentação instrumental usando um violão. O detalhe é que a menina somente conhecia uma nota musical. Era interessante observar, pois apesar do esforço, estava limitada e a insistência de tocar somente uma única nota musical chegava a irritar. Lembrei que na canção "Samba de uma nota só", os compositores Tom Jobim e Newtom Mendonça enfatizam uma situação, que também pode ser observada na vivência comercial: "Quanta gente existe por ai que fala tanto e não diz nada, ou quase nada".

Encontramos no cotidiano, profissionais de vendas que após a demissão, não são capazes de avaliar a atuação comercial e atualizar o currículo, insistindo unicamente em ficar escondido atrás de desculpas, pretextos e alegações, apontando que a única responsável em cometer equívocos, foi a empresa onde trabalhou. Há o vendedor que justifica a queda no volume de vendas com argumentações de que os clientes, não são capazes de compreender a maneira de abordagem. Existe também profissionais de vendas, que durante seis meses, sustentam a mesma carteira de clientes e, constantemente reclamam que a culpa é exclusiva da gerência, por não oferecer oportunidades de expandir seus conhecimentos e ousar nas tarefas. Será que a atuação destes profissionais está na cadência do samba de uma nota só?

Como romper a inércia de praticar o samba de uma nota só? - Para desenvolver e fortalecer o profissionalismo, além da conduta ética, há a necessidade de ser comunicativo, inovador e criativo nas atividades desenvolvidas, através do respeito ao próximo e uso da cordialidade. Assim, como um cirurgião dentista precisa saber o máximo sobre as novas tendências da área de odontologia, um profissional de vendas não pode atuar na cadência do samba de uma nota só, mantendo continuamente a mesma argumentação e limitando seu conhecimento para superar objeções comerciais. Pergunte ao último colocado no ranking de vendas, qual a quantidade de visitas realizadas pessoalmente durante a semana, qual o livro que está lendo ou então, questione se este último colocado possui a assinatura de uma revista especializada em vendas? Certamente você vai ouvir desculpas do tipo "eu não tenho tempo para ler" ou ainda, poderá ouvir o pretexto de que revistas falam sempre do mesmo assunto. Ao romper a inércia de praticar o samba de uma nota só, o profissional de vendas fortalece o compromisso de criar novas argumentações para os produtos e serviços, tornando-os mais atrativos de acordo com o perfil do público alvo. Ser inovador neste período contemporâneo requer o exercício de utilizar a trajetória que a empresa estruturou, para assim observar oportunidades e formas diferenciadas de fazer abordagem, a venda e a pós-venda.

Como deixar o samba de uma nota só, se os pensamentos estão no passado? - Em decorrência de possíveis alterações na carteira de clientes ou de modificações geradas por uma crise, significativas alterações são necessárias para ajustar e manter a produtividade. Algumas pessoas desejam realizar mudanças na vida pessoal e nas ações profissionais, entretanto, vivem o presente com pensamentos ligados em fatos vividos no passado, falando sempre do mesmo assunto, contando sempre a mesma história e caminhando através da incerteza e da dúvida. Note que a adaptabilidade às mudanças fortalece o compromisso de atuar em vendas fazendo algo diferente, da mesma forma, que gera a possibilidade de expandir conhecimentos com o contato com novos clientes. O vendedor que trabalha na cadência do samba de uma nota só, certamente irá reclamar por qualquer alteração na carteira de clientes, ou ainda, na mudança no ritmo de trabalho, pois para este tipo de profissional, o comodismo, a desmotivação e as críticas negativas são características naturais. Para deixar o samba de uma nota só, o profissional de vendas que deseja fazer a diferença, precisa contar com iniciativa para descobrir novas ações positivas no trabalho, valorizando o profissionalismo, a cooperação, os clientes e a empresa em que atua.

Quantos profissionais de vendas não fecham novos negócios comerciais, pois na prática insistem em tocar um samba de uma nota só? Existem vendedores que abandonam a seriedade da profissão, para fazer piadas para quem não quer ouvir, acreditando que estão arrasando. Vendedoras que trabalham em lojas de roupas que queixam de mostrar novidades para seus clientes, justificando que determinada marca possui preço elevado demais para o perfil da compradora. Há profissionais de vendas que persistem em realizar a abordagem comercial, frequentemente da mesma forma, oferecendo sempre o mesmo produto e deixando de observar que a empresa conta com expressivo mix de venda. Agora responda: Como está sua performance e desempenho em vendas? Sua atuação é na cadência do samba de uma nota só?

ATENÇÃO - AVISO IMPORTANTE

Prezados Parceiros,

De acordo com ofício recebido pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito, da Base Centralizadora ACSP, informamos que no dia 22 de maio de 2009 houve um roubo de 8.000 (oito mil) espelhos (cédulas em branco) de Carteiras de Identidade:

série: B 514
do número: 007801 ao 008600.

Isto nos leva a crer que há possibilidade de ocorrer uso indevido de tais formulários. Assim, informamos o fato a todos e lembramos que a refererida numeração fica abaixo da assinatura do titular.

Aos que desejarem, informamos que a íntegra do ofício da Secretaria de Segurança Pública pode solicitado à CDL Miracema.

Atenciosamente, Central RENIC

quarta-feira, 10 de junho de 2009

As sem razões do amor

Homenagem da CDL ao Dia dos Namorados
Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.

Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.

Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
nem se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Carlos Drummond de Andrade

Inverno aquece as vendas

O inverno é frio, mas o comércio lojista do Rio está fervendo. Com promoções, descontos, brindes e formas diferenciadas de pagamento para o Dia dos Namorados, botam fogo nos estoques da estação, esperando aquecer as vendas a uma temperatura 7% superior à registrada no ano passado. Segundo Aldo Gonçalves, presidente do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), a chegada do frio vem aumentando a venda de roupas de inverno e de produtos como edredons, colchas e cobertores. O lojista encheu as prateleiras e está animado com a queda da temperatura, afirmou Gonçalves. Ele revelou que pesquisa do Centro de Estudos do CDL-Rio, com 700 lojistas da cidade do Rio de Janeiro para conhecer a expectativa dos empresários para o Dia dos Namorados, já mencionava a estimativa de aumento das vendas de roupas de frio, que, ao lado calçados, joias e bijuterias, devem ser os presentes mais vendidos no dia mais romântico do calendário. Este ano, cai na próxima sexta-feira, entre o feriado de Corpus Christi e o dia consagrado ao santo casamenteiro.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Dicas - Atendimento

1- O auto-serviço é uma forma de deixar o consumidor à vontade para um contato mais íntimo com os produtos, escolhendo o que mais lhe agradar.

2- Se você depende de fornecedores ou terceirizados para prestar o seu serviço, fique de olho neles. Todo o esforço de atendimento irá por água abaixo se quem lhe presta o serviço de entrega em casa fizer a mercadoria chegar atrasada, danificada ou errada. Lembre-se: pela lei, a loja é responsável por tudo o que um prestador de serviços terceirizado faz.

3- Procure sempre inovar porque não existe cliente fiel a uma marca, produto ou loja; existe sim cliente fiel ao dinheiro e à sua satisfação. Ele é quem decide o que comprar; você o ajuda.

4- Lembre-se: conhecer o cliente pode representar o diferencial entre o seu negócio e o do seu concorrente. Para conhecer o seu cliente, você precisa observar e analisar quem faz compras na sua loja... A observação lhe fornecerá informações preciosas não apenas para conquistá-lo em datas comemorativas, mas durante todo o ano.

5- O lojista que conhece os desejos do seu consumidor, mesmo quando o mercado enfrenta períodos de baixa, consegue driblar as crises, porque estimula a compra a partir de uma vontade e não de uma necessidade.

6- Um aspecto fundamental é o treinamento em vendas e a sua importância, pois se uma empresa pretende melhorar a produtividade, o treinamento será a peça fundamental no processo. O balconista tem que informar e orientar o cliente sobre as características e atributos dos produtos, fazendo sugestões e tirando dúvidas, nunca incomodando o cliente tentando forçar a venda.

7- Use a ficha de cadastro para fazer uma pesquisa simples junto aos clientes (pontue o atendimento recebido - ruim, regular, bom, excelente - e peça sugestões de melhoria). É fundamental que o resultado seja lido, cadastrado e analisado com cuidado.

8- Estabelecer metas é importante porque define, ao balconista, o que se espera dele. Reconhecer, premiar e investir neste profissional também.

9- A quantidade de coisas que as pessoas adquirem está relacionada ao prazer que sentem no ato da compra. Conforto e bom atendimento são decisivos nessa hora.

10- Quer compre ou não, o cliente que entra na loja deve ser tratado como uma visita importante que chega à sua casa!

11- Nunca descuide do atendimento e, para ter certeza de que as coisas estão funcionando bem quando você não está na loja, deixe claro o que não deve acontecer na sua loja: vendedores mascando chiclete, pedindo coisas uns aos outros gritando, conversando assuntos pessoais, cantando a música que toca na loja, usando óculos escuros.

12- Para saber como é o atendimento: crie um "dublê de cliente" (ou cliente misterioso, comprador secreto, como quiser), alguém da sua confiança que vai comprar na loja e depois relata exatamente tudo o que aconteceu. É uma ferramenta de controle eficaz e barata. Com ela, você verifica, por exemplo, como estão o conhecimento de produtos, a agilidade, a simpatia e o atendimento. Esse comprador misterioso precisa repetir a dose por telefone (para medir o tempo de espera na linha) ou por e-mail (tempo de resposta, tom da mensagem).

13- Além das comissões habituais, dê prêmios para metas em grupo, para estimular que todos se ajudem durante o trabalho e não tentem atropelar uns aos outros.

14- Para uma atitude correta: vendedores mais seguros e experientes à frente evita situações embaraçosas como "vou consultar o gerente" ou "não conheço bem esse produto", comprometendo a qualidade do atendimento e os resultados.

15- Motive a equipe com premiações, aumento de comissões, bônus. O importante é que todos estejam empenhados em vender mais!

16- Bom atendimento significa: gentileza, paciência, interesse e conhecimento do produto.

17- Estes são alguns itens odiados pelo público: música alta, balcão bagunçado, propaganda enganosa. Esses são obstáculos que podem ser superados com planejamento e organização.

18- O consumidor valoriza tudo o que facilita o momento de compras (ar-condicionado, estacionamento a preço justo, entrega em domicílio). Entretanto, ele valoriza, em primeiro lugar, a qualidade do atendimento. Só depois é que vêm produto e preço.

19- Uma troca de produto pode significar a diferença entre perder ou conquistar um cliente. Se o vendedor dificultar a troca, fizer cara de má vontade ou qualquer outra coisa, pode se despedir do cliente para sempre. Mas se trocar com boa vontade, como se fosse a coisa mais natural do mundo, a pessoa vai se lembrar disso na próxima vez em que for comprar qualquer artigo.

Namorando seu cliente

O Dia dos Namorados é, sem dúvida, uma das principais datas do ano para o comércio, fato que torna junho um mês importante para o setor. Ainda que a princípio, o que é inclusive verificado por pesquisas, a intenção dos consumidores seja não comprar, na última hora o que se vê são lojas cheias. O fato é que ninguém resiste a presentear, ainda que com uma lembrancinha.
As compras relacionadas a esta data têm mais do que outras, um componente imensurável, que é a motivação e a razão daquele investimento. Por isso, impressões provocadas no cliente neste momento são definitivas para que ele se torne ou não um consumidor fiel. Impressões da loja, do vendedor e do produto, registradas durante o atendimento, a escolha e a decisão de compra, serão fatores fundamentais para a conquista desse cliente. Por isso, a recomendação é reforçar a atenção, porque justamente nessa data de crescimento da demanda, é que a qualidade do atendimento pode cair. Lojas cheias, consumidores exigentes e, de repente, o lojista não consegue se dedicar com a atenção necessária. A adoção, desde antes, de procedimentos adequados e o treinamento dos vendedores pode ajudar a contornar o problema, garantindo atitudes corretas na relação com os clientes. Atender bem é então questão de atitude!
Cinco atitudes fundamentais promovem a plena realização de expectativas na relação de compra e venda. De forma resumida, são elas:
1) Competência - manter sempre pessoal treinado, e orientado a oferecer ao cliente informações que facilitem a escolha da melhor solução para a sua necessidade. Lembre-se que seu cliente não compra apenas artigos, mas sim, busca benefícios e conveniências. Um bom vendedor é quem sabe também demonstrar e utilizar o que está oferecendo.
2) Cortesia - estas atitudes são extremamente valorizadas pelo cliente. Delicadeza no trato, amabilidade na comunicação, linguagem apropriada, e de fácil entendimento, são essenciais para deixar a marca de seu negócio na lembrança de sua clientela.
3) Presteza - a sábia atitude de valorizar o tempo do seu cliente. Ninguém gosta de enfrentar filas de atendimento, ou de pagamento. Por exemplo, num mundo de pagamentos eletrônicos, não faz sentido que todas as operações com cartões de crédito dependam de uma única linha telefônica, aumentando o tempo de espera.
4) Credibilidade - a atitude ética de não enganar, ou tirar vantagens ilícitas de seus clientes. É o zelo e o respeito ao cliente. Esta atitude é fundamental na imagem positiva que a clientela espalha pelo boca-a-boca.
5) Receptividade - estar sempre preparado para fazer de sua loja um ambiente, no qual os clientes sentem prazer em entrar, e confiar, para poder indicar a outros interessados. O ambiente e as pessoas contribuem para bem receber e apresentar boas soluções de mercado, de forma agradável e honesta. Se vender bem é uma questão de atitude, que tal você transformar o Dia dos Namorados num grande momento para que, a empresa como um todo, passe a encantar e namorar sua clientela, criando um envolvimento duradouro e permanente, buscando acima de tudo, aquilo que todo namorado espera: fidelidade.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

MENSAGEM

O PODER DAS PALAVRAS EM DEZ LIÇÕES
A comunicação dirige nossos pensamentos e molda nossas ações e, de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, evidenciando nossos pontos fortes ou potencializando nossas limitações.
A habilidade de usar a comunicação verbal (oral ou escrita) com precisão é essencial para facilitar o relacionamento entre as pessoas.
1. Cuidado com a palavra não.
A frase que contém não, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O não existe apenas na linguagem e não na experiência.
Por exemplo: pense em não. Não vem nada à mente.
Agora, vou lhe pedir não pense na cor vermelha. Eu pedi para você não pensar na cor vermelha e você provavelmente pensou. Procure falar somente o que quer e não o que não quer.
2. Cuidado com a palavra mas, que nega tudo que vem antes.
Por exemplo: “O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, mas...”. Substitua o mas por e, quando indicado.
3. Cuidado com a palavra tentar, que pressupõe a possibilidade de falha.
Por exemplo: “Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas”. Em outras palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou “tentar”. Evite tentar, faça.
4. Cuidado com não posso ou não consigo, que dão idéia de incapacidade pessoal.
Use não quero, não podia ou não conseguia, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.
5. Cuidado com as palavras devo, tenho que ou preciso, que pressupõem que algo externo controla a sua vida.
Em vez delas use quero, decido, vou.
6. Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isto libera o presente.
Por exemplo, “Eu tinha dificuldade em fazer isto...”.
7. Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo.
Por exemplo: em vez de dizer “Vou conseguir”, diga “Estou conseguindo”.
8. Substitua o se por quando.
Por exemplo: em vez de falar “Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar”, fale “Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar”.
9. Substitua espero por sei.
Por exemplo: em vez de falar “Eu espero aprender isso”, diga “Eu sei que vou aprender isso”. Esperar suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.
10. Substitua o condicional pelo presente.
Por exemplo: Ao invés de dizer “Eu gostaria de agradecer à presença de vocês”, diga “Eu agradeço a presença de vocês”. O verbo no presente fica mais forte e concreto.