terça-feira, 29 de setembro de 2009

Informativo da Secretaria de Comércio e Servicos - SCS

Curtas

Retomada: Bancos revisam dados e estimam PIB positivo para o ano
Os bancos brasileiros preveem, pela primeira vez desde maio deste ano, uma variação positiva no PIB de 2009, de 0,02%, segundo pesquisa da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). A previsão anterior era de -0,1%. Para 2010, as projeções também registraram melhora, passando de um crescimento previsto de 3,7% em julho para 3,98%.

Varejo: Vendas do comércio têm terceira alta seguida no ano
As vendas do comércio registraram, em julho, a terceira alta consecutiva do ano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o varejo cresceu 0,5% na comparação com o mês anterior e já acumula alta de 4,7% em 2009. Passado um ano do agravamento da crise internacional, marcado pela quebra do Lehman Brothers, o coordenador da pesquisa, Reinaldo Pereira, destaca que o comércio já recuperou as perdas sofridas no período. Uma das evidências, segundo ele, é o fato de que o patamar de volume de vendas atingiu recorde em julho, superando, portanto, o nível verificado no ano passado. Na comparação com julho de 2008, as vendas do comércio tiveram alta de 5,9%. No acumulado de 12 meses, a expansão é de 5,8%. Em julho, das 10 atividades pesquisadas, 4 tiveram variações positivas. As maiores pressões de alta vieram das vendas de livros, jornais, revistas e papelaria.

Seminário debate comunicação com consumidor
Discutir o perfil da nova empresa 2.0 e a comunicação em tempo real com o consumidor é o objetivo do Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (Conarec) 2009, que acontece hoje e amanhã, em São Paulo. O painel de encerramento, mediado por Fernanda Young, terá o tema "Sem censura: as experiências de serviços mais marcantes contadas pelos contestadores da mídia", com a presença de Hélio de la Peña, Rosana Herman, Marcelo Tas, Soninha Francine e Tutty Vasques. O evento, organizado pelo Grupo Padrão com apoio da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec), congrega empresas nacionais e multinacionais que se dividirão em vários painéis como Consumidores e Comunidade, Contact Center e CRM, Marketing, Novas Mídias, e RH e gestão de pessoas. Entre os temas a serem debatidos estão como medir o valor de cada cliente; radiografia dos SACs após a regulamentação; e o paradoxo entre o atendimento de primeiro mundo versus educação de terceiro mundo.

Wizard quer abrir rede de escolas de idiomas na China
Uma equipes de executivos da rede de ensino de idiomas Wizard está na China com o objetivo de iniciar a implantação da marca no país. A partir dessa visita, será possível definir quantas e onde serão implantadas as primeiras Wizard, além de serem determinados critérios de expansão. Na pauta da viagem está uma reunião com Jon Huntsman Jr., embaixador americano na China. Ainda não há números que indiquem com precisão quantas serão as unidades implantadas pela marca nos próximos anos, mas a empresa pretende abrir suas primeiras lojas nos próximos meses.

Opção sustentável
A construtora sergipana Cosil encontrou uma forma engenhosa de promover o desenvolvimento econômico regional e ainda se diferenciar das concorrentes. Por meio do Kit Sustentável, ela permite que os clientes escolham itens como porcelanato ecológico, piso de madeira de reflorestamento e bacias sanitárias com controle de vazão de água. Nas obras feitas no Nordeste, o pacote inclui ainda granitos e mármores da região. O kit começou a ser ofertado no empreendimento Passeio Beira Mar, em Aracaju (SE), e foi escolhido por 53% dos compradores.

Oferta pela GVT chega à Anatel semana que vem

O presidente da GVT, Amos Genish, disse ontem que o grupo francês Vivendi pretende apresentar na próxima semana à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o pedido de anuência prévia para a compra do controle da GVT. No início do mês, a Vivendi anunciou uma proposta amigável de compra por 100% da GVT. A empresa ofereceu R$ 42 por ação da companhia, o que avalia a empresa brasileira em R$ 5,4 bilhões. Ontem, Genish voltou a dizer que a entrada da Vivendi vai "turbinar" a atuação da GVT no Brasil.

Banco do Brasil deve abrir 15 agências nos EUA

O Banco do Brasil anunciou ontem que abrirá 15 agências nos Estados Unidos, nas quais oferecerá produtos como poupança, fundos de investimento e remessa de recursos para o Brasil. O banco afirma que as perspectivas são positivas em virtude do 1,4 milhão de imigrantes brasileiros que vivem no país. Inicialmente, cinco agências devem ser abertas. No médio prazo, virão outras dez. O objetivo é concentrar as atividades em cidades onde a comunidade brasileira é mais forte - como Nova York, Boston e Miami. Atualmente, o BB conta apenas com uma agência nos EUA, em Nova York.


Oportunidade para pequenos
Há mais de 2,3 mil micro e pequenas empresas das mais diversas áreas, localizadas em 11 estados do Brasil, de olho na exploração do pré-sal. Fabricantes de parafusos, firmas de ginástica laboral, helicópteros e câmeras de segurança, fornecedores de coffee break, empresas especializadas em análise química e em manutenção, além de organizações voltadas para a Tecnologia da informação e a nanotecnologia, todos querem, de alguma maneira, abocanhar uma fatia do crescimento econômico que virá com a produção do petróleo em águas profundas da costa brasileira. Essas empresas já foram qualificadas pelo Sebrae como fornecedoras da Petrobras e da indústria de petróleo e gás no Brasil, e agora esperam o momento de dar um salto rumo à riqueza que se anuncia.

Feira do Empreendedor Individual acontece em Ceilândia

Quem é trabalhador informal, pequeno empresário ou sonha em ter o próprio negócio pode participar da Feira do Empreendedor Individual (FEI) promovida pela Secretaria de Trabalho. A feira acontece de 18 a 20 de setembro, das 9h às 19h (sexta e sábado) e das 9h ás 14h (domingo) na Praça do Encontro – Ceilândia Centro (em frente ao restaurante comunitário).


País melhora indicador de TI
O Brasil e o Peru foram os únicos países da América Latina que melhoraram a pontuação no setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da informação (ISI) para a América Latina, realizado pela everis. A pontuação brasileira alcançou 4,37 pontos, um avanço de 1,1% em relação a 2008, mantendo-se na quinta posição, mas superando a Colômbia. O avanço foi sustentado pelo crescimento do segmento de equipamentos.

Vendas no varejo crescem 2,1% em agosto

As vendas no varejo no Reino Unido cresceram 2,1% em agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2008. Na mesma direção, as vendas subiram 2,7% entre junho e agosto, de acordo com informações divulgadas hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas da região. Na variação anual, o volume de vendas nas lojas de alimentos tiveram alta de 3,3%, enquanto que, excluindo as lojas de alimentos, o volume de vendas expandiu 0,2%. Já as lojas do segmento têxtil, vestuário e calçados registraram avanço de 4,2% na mesma base de comparação
.

Nenhum comentário: