quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CNDL cria programa de computador para ajudar no controle de gastos

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) anunciou nesta quarta (23) o lançamento de um programa gerenciador de contas para ajudar no controle de gastos.
A ferramenta, que promete evitar que os cidadãos caiam na armadilha do crédito rotativo, foi divulgada na 50ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que se realizou em Vitória.
Dados do Banco Central revelam que a inadimplência das operações com cartão é maior que nas outras operações de crédito. E, em julho deste ano, 28,3% das transações apresentavam atraso superior a 90 dias.
O programa criado pela CNDL faz cálculos para medir o tamanho da dívida do consumidor e funciona de maneira simples e didática. O interessado deve informar dados básicos como renda, despesas fixas e variáveis, número de pessoas dependentes e, a partir daí, a ferramenta calcula a capacidade de gastos, podendo até sugerir a criação de um fundo de poupança dentro do perfil médio apresentado.
Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o programa tentará ajudar o consumidor para que ele não extrapole seu orçamento e não precise pagar juros sem necessidade, pois dinheiro gasto com juros é dinheiro desperdiçado. "Dinheiro gasto com juros não oferece nada de alegria", afirmou Pelizzaro.
A ferramenta entrará em funcionamento em até 45 dias e estará disponível no site da CNDL (www.cndl.org.br) para pessoas físicas ou jurídicas. Será possível usar o programa online ou baixar a versão da internet para o próprio computador, sem custo.

Nenhum comentário: