quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Liderança Pé no Barro!

Para conhecer o estilo de um líder, nada como conversar com sua equipe. Liderança é algo que ocorre mesmo na ausência daquele que dá o tom, pois o time está preparado, sabe para onde ir, como proceder e que resultado buscar.
Isso não se dá por um passe de mágica... Isso é fruto de uma atuação comprometida, participativa, que criou raízes em momentos decisivos.
Liderar é colocar o pé no barro, isto é, estar junto, servir a equipe. Algumas empresas recorrem a programas de treinamento e desenvolvimento para motivar seus colaboradores, mas excluem os líderes do processo na tentativa de preservá-los. Líder não é para ser colocado numa redoma.
E fazendo assim, elas conseguem um efeito contrário. Igualmente, a mesma situação acontece com aqueles profissionais que não aderem ao processo, mesmo que fisicamente presentes, não se expõem e acabam desnudando seu estilo de liderança.
Quem se esconde, trava e tem medo de sentar junto e por conseqüência não consegue extrair das pessoas o que de melhor cada um pode oferecer.
Afinal, o maior atributo de um líder é ser motivador de pessoas, motivador de sua equipe. O líder é o espelho, serve de modelo, precisa ser o treinador, fazer a sua parte.
No meu livro No Topo do Mundo eu trabalhei esta parte dizendo: “Uma palavra convence... Um exemplo arrasta multidões”.
Sendo exemplo, o líder se credencia a cobrar resultados... O que se torna desnecessário, pois a contrapartida vem naturalmente, pela força e pela motivação do time.
E palavras são palavras, promessas são promessas, desculpas são desculpas... Mas o essencial é saber que vivemos de resultados. E um bom líder sabe disto!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina

Nenhum comentário: