segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Estresse no homem e na mulher...

O estresse num primeiro momento libera adrenalina. O objetivo dessa inundação hormonal é preparar o organismo para movimentar-se rapidamente. Quando a pressão é continuada, um segundo hormônio, o cortisol é liberado em quantidades altíssimas. Esse hormônio ajuda a combater a dor e as inflamações, além de comunicar ao cérebro que “a situação está difícil”. Os pesquisadores acreditam que a longa exposição a altos níveis de cortisol pode agravar os sintomas da depressão, do mal de Alzheimer, do câncer, do envelhecimento e das doenças auto-imunes.
Como e onde podemos liberar o Cortisol? Em casa, no trabalho, no trânsito. A Dra. Nancy Herman constatou que um número crescente de mulheres, e com uma freqüência cada vez maior, está se envolvendo com a violência no trânsito, especialmente quando ascendem na profissão.
Enquanto 17% dos homens acima de 55 anos agem regularmente com gestos ofensivos na direção, 25% das mulheres acima de 55 anos não vacilarão em "rodar a baiana" quando provocadas.
A maior parte dos tiros são dados por homens, e a maioria dos acessos de violência física vem das mulheres. Segundo a pesquisa do Dra. Herman o que provoca a violência no trânsito para ambos os sexos é a pressão no trabalho.
Professor Menegatti

Nenhum comentário: