quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Informativo da Secretaria de Comércio e Serviços – SCS

Curtas

Do Rio de Janeiro para o mundo
A suíça Dufry, dona da rede de lojas Duty Free, instalada em 41 aeroportos mundo afora, Brasil incluído, centralizou o atendimento de todos os seus clientes no Rio de Janeiro. O call center carioca é, desde junho, o responsável por tirar dúvidas, dar informações sobre produtos e receber reclamações de clientes de todo o mundo. Os atendentes estão treinados para responder a e-mails e esclarecer por telefone as dúvidas de clientes em espanhol, inglês, francês e português. A equipe instalada no Rio tem 30 pessoas e é formada em sua maioria por universitários. O centro brasileiro foi o escolhido em uma concorrência com empresas de diversos países (inclusive indianas) pela agilidade e pela qualidade do atendimento.

Na Internet
A rede de varejo Ricardo Eletro, com presença em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, vai seguir os passos das Casas Bahia e investir no crescente mercado de comércio eletrônico. Até hoje, a Ricardo Eletro tinha presença tímida, com cerca de 1 000 itens disponíveis. Com a expansão, que inclui um centro de distribuição exclusiva e contratação de profissionais dos concorrentes, serão pelo menos 10 000 itens e previsão de que o site gere 10% da receita do grupo.

25%

Esse foi o crescimento no primeiro semestre da principal cadeia de delivery da Inglaterra, a Domino’s Pizza. No período, as vendas da re no país atingiram 325 milhões de dólares. Por trás da expansão estaria ela – a crise. Para economizar, os ingleses trocaram os restaurantes pelos serviços de entrega rápida de comida. Os executivos da Domino’s estão particularmente otimistas em relação ao segundo semestre e ao início do inverno europeu. Espera-se que um aumento de casos de gripe suína faça com que os consumidores reduzam ainda mais a ida a restaurantes.

10 bilhões de dólares parados
Mais de 10 bilhões de dólares, solicitados por prefeituras e estados e já aprovados pelo Banco Mundial para obras de infraestrutura no Brasil – de projetos de saneamento no Pará a estradas no Distrito Federal –, estão parados na instituição. O motivo: enquanto o Banco mundial dá prioridade à garantia de qualidade das obras, mesmo que o fornecedor não tenha o preço mais baixo, o Tribunal de Contas da União não admite essa flexibilidade, A alegação do TCU é que, embora os projetos tenham passado pelo crivo da instituição internacional, a lei brasileira de licitações impõe a escolha do prestador de serviços mais barato. Respeitado por seus critérios de vigilância quanto ao uso do dinheiro que empresta – a juros abaixo da média do mercado – o Banco Mundial é uma fonte disputada por muitos governos. E raramente tem seus financiamentos barrados nos 186 países em que opera. O Ministério da Fazenda tenta obter uma saída para o caso.

Te cuida, Starbucks!
Famosa pela qualidade de seu café, a Colômbia pode se tornar conhecida também por sediar uma das maiores redes mundiais de cafeterias. Criada em 2002 como uma cooperativa de 500 000 famílias de agricultores, a cadeia Juan Valdéz planeja nos próximos anos aproximar-se da Starbucks, a maior do mundo. O número de pontos de venda ainda é pequeno – são 162, ante 14 000 da rede com sede em Seattle. O desempenho recente, porém, é animador. Em 2008, o faturamento cresceu 49% e chegou a 73 milhões de dólares, com 37 novas lojas em quatro países. A estratégia de expansão global chamou a atenção da consultoria internacional Wolff Olins. Em recente pesquisa para o jornal inglês Financial Times, a Juan Valdéz foi considerada uma das cinco marcas de mercados emergentes – e a única da América Latina – com potencial de se tornar global. O maior risco da rede colombiana nessa expansão acelerada é justamente repetir a trajetória da Starbucks – que, engolida pelo próprio gigantismo, hoje enfrenta uma das fases mais difíceis de sua história.

Papai Noel chegou mais cedo
Temerosos de que o Natal deste ano seja tão ruim quanto o de 2008, alguns varejistas americanos decidiram antecipar as promoções. A rede de lojas de departamento Sears decorou seus pontos de venda ao estilo natalino e começou a vender em seu site árvores, enfeites e, em pleno verão, artigos de inverno, como cobertores. O varejista de brinquedos Toys “R” Us decidiu oferecer, no final de julho, descontos típicos do Natal – alguns brinquedos foram oferecidos com redução de até 100 dólares.

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