terça-feira, 14 de julho de 2009

Vendas no varejo crescem 0,8% em maio, aponta IBGE

Após dois meses de queda, as vendas no varejo tiveram alta de 0,8% no mês de maio, na comparação com abril, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A receita nominal do setor varejista também cresceu 0,8% no período. Na comparação com maio de 2008, o crescimento das vendas foi de 4% e da receita, 8,9%.
"Nos cinco primeiros meses do ano, esses indicadores registraram elevação de 4,4% e 10,3%; enquanto nos últimos doze meses, volume de vendas e receita acumularam 6,5% e 12,7%, respectivamente”, completou o IBGE.
O IBGE divulgou ainda uma pequena revisão no resultado das vendas do varejo apuradas em abril ante março, de -0,2% para -0,1%. Houve uma mudança também no resultado de abril em relação ao mesmo mês do ano passado, de +6,9% para +7,1%.

Atividades
De acordo com o levantamento, na série com ajuste sazonal, sete das oito atividades do varejo tiveram alta no volume de vendas. “Os resultados foram de 3,7% para Combustíveis e lubrificantes; 2,9% em Outros artigos de uso pessoal e doméstico; 2,2% em Livros, jornais, revistas e papelaria; 1,7% em Tecidos, vestuário e calçados; 0,8% para Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; 0,1% para Móveis eletrodomésticos; 0,1% em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e -11,6% para Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação”, destacou o IBGE.
Veículos e motos, partes e peças, e Material de Construção, que somadas as demais atividades compõem o Varejo Ampliado, também tiveram alta no período, de 8% e 5,7%, respectivamente, na mesma base de comparação.

Varejo ampliado

O varejo ampliado teve resultado ainda melhor que o comércio varejista, com expansão de 3,7% no volume de vendas e 4,4% na receita. Segundo o IBGE, o resultado é atribuído ao desempenho das vendas de veículos e material de construção. “Em relação a maio de 2008, em termos de volume de vendas, o setor registrou aumento de 3,3%, no volume de vendas, e de 4,9% na receita nominal. Nos cinco primeiros meses do ano e nos últimos doze meses, as taxas foram de 2,7% e 5,3%, para o volume de vendas, e 5,1% e 9,5%, para a receita nominal”, completou o IBGE.
Agência Estado

Nenhum comentário: