segunda-feira, 1 de junho de 2009

Uma Ideia de Comprometimento!

Eu quero iniciar este pensamento com a frase de Winston Churchill que disse: “Se cada um fizesse a sua parte o mundo estaria arruinado”. Já pensou nisso? Que se você cumprir com a sua obrigação e ainda assim estará ajudando a ruína do universo?
Quanto mais caminhar um quilômetro extra, dar um passo a mais, ficar além do horário, ir além da meta são sintomas de triunfo. A estrada que pavimenta o sucesso é feita de trabalho, determinação e muita vontade.
Percebo empresas que sentem uma absoluta falta de vontade em suas equipes quando o assunto é comprometimento e colaboração... Alguns não gostam dos outros por se considerarem melhores ou esperam que a solução que venha de cima, da direção e dizem estar ali apenas para cumprir horário. Chamo esse pessoal de “funcionários pré-pagos”.
Neste caso, quando alguém tiver uma ideia ela vai para o fundo da gaveta e quando você pedir uma opinião ele não irá se manifestar. Pense comigo, como uma empresa com gente assim pode chegar ao sucesso?
Conta uma história que tem seu registro nos Alpes Italianos, num pequeno vilarejo que se dedicava ao cultivo de uvas para produção de vinho. Uma vez por ano, acontecia uma grande festa para comemorar o sucesso da colheita.
A tradição naquela região exigia que na festa cada produtor do vilarejo trouxesse uma garrafa do seu melhor vinho para colocar dentro de um grande barril, que ficava na praça central.
Um dos produtores pensou: "Por que deverei levar uma garrafa do meu mais puro vinho? Ao invés de vinho, levarei a garrafa do vinho com água, no meio de tantas garrafas de vinho o meu não fará falta".
Assim pensou... Assim fez.
Conforme o costume, todos se reuniram na praça e cada um com sua caneca pronto para provar dos melhores vinhos da região cuja fama se estendia muito além das fronteiras do país.
Contudo ao abrir a primeira garrafa, a mesma continha... “água”. Abriram à segunda: .. “água” e assim todas...
Conclusão: Muita gente acha que a sua ausência não será notada ou não fará falta. E agindo dessa forma descompromissada, buscam tirar vantagem e não colaborar com os outros...
Pessoas assim nunca irão receber com justiça uma promoção, ou jamais receberão aumento de salário e o pior, quando perderem o emprego ficarão iguais àqueles cachorrinhos que caíram da mudança, sem rumo, sem destino.
O sucesso é estar preparado para fazer mais do que aquilo para o qual você foi contratado e pago. Vejo muitos que dizem: “Não sou pago para fazer isso”. Os vencedores fazem aquilo que os perdedores não querem fazer.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina

Nenhum comentário: