sexta-feira, 12 de junho de 2009

Campos fica fora do feriadão

CAMPOS. Ao contrário do que acontece no resto do país, o feriado de Corpus Christi em Campos não é regulamentado pela Câmara de Vereadores e, por isso, o comércio local funcionou normalmente ontem - e com muito movimento, por ser véspera do Dia dos Namorados. Os shoppings também abriram as portas. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Joilson Barcelos, explicou que, na década de 90, um vereador apresentou um projeto de lei criando o feriado de Santo Amaro, no dia 15 de janeiro. Para aprovar a proposta, a Câmara teve que desregulamentar um feriado religioso no município, pois só pode haver quatro. O escolhido foi o de Corpus Christi.
- Estivemos com o bispo de Campos, dom Roberto Guimarães, tratando do assunto. Ele defende a regulamentação deste feriado. Agora, vamos fazer uma campanha junto aos vereadores, para que o feriado de 15 de janeiro seja extinto, pelo fato de ser o mais novo deles.
O fato é que existe um excesso de feriados municipais, o que prejudica a atividade econômica - disse Barcelos.
As repartições públicas e os bancos não abriram na cidade, mas o comércio do Centro funcionou até as 16h e os shoppings, normalmente. A grande polêmica ficou por conta do pagamento ou não de hora extra aos funcionários. Como não existe lei regulamentando o Corpus Christi, os empresários se sentem desobrigados de cumprir a cláusula do acordo entre empregados e patrões para feriados.

Rio de Janeiro, RJ - sexta-feira, 12 de junho de 2009 - Aloysio Balbi

Nenhum comentário: