segunda-feira, 29 de junho de 2009

Após quatro meses, varejo volta a crescer

As vendas do comércio lojista do Rio cresceram 0,3% em maio em relação a igual mês de 2008, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio). Foi a primeira alta depois de quatro meses de resultados negativos. Na comparação com abril, as vendas aumentaram 0,2%. O acumulado dos primeiros cinco meses do ano (janeiro/maio) foi de -1,3% contra 4,2% em 2008.
Maio começou com um feriadão do Dia do Trabalho, que caiu na sexta-feira. Isso estimulou as pessoas a viajarem para fora da cidade e influenciou bastante as vendas no mês. Mesmo assim, tivemos um resultado positivo, interrompendo um ciclo negativo de quatro meses, disse o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves.
A pesquisa aponta que o Ramo Mole (bens não duráveis) teve desempenho melhor do que o Ramo Duro (duráveis): 3% contra -0,7%. A venda à vista, com 2,7%, foi a modalidade de pagamento mais utilizada pelos clientes, enquanto a venda a prazo foi de -1,2%.

Inadimplência.
A pesquisa mostra também que, de acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito do CDL-Rio, a inadimplência no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro cresceu 2,1% em maio em relação a igual mês do ano passado.
Comparando-se com abril a inadimplência caiu 3,3% e no acumulado dos cinco meses do ano (janeiro/maio) houve aumento de 2,9% em relação a igual período de 2008. A boa notícia é que em maio as dívidas quitadas (índice que mostra o número de consumidores que colocaram em dia suas compras atrasadas) aumentaram 0,6%, mas as consultas caíram 10,7%.
Jornal do Commercio

Nenhum comentário: