sexta-feira, 15 de maio de 2009

Zona euro tem queda recorde de 2,5% do PIB no 1º trimestre

Queda é superior à dos EUA, diz a Eurostat.
Região está no 4º trimestre consecutivo de queda de atividade.

A zona euro mergulhou mais ainda na recessão no primeiro trimestre deste ano, com um recuo de 2,5% de seu PIB (Produto Interno Bruto) em relação ao trimestre anterior, uma queda sem precedentes e superior à dos Estados Unidos, segundo informa nesta sexta-feira (15) o escritório europeu de estatísticas Eurostat.
O conjunto dos 16 países que utilizam a moeda única registrou seu quarto trimestre consecutivo de queda da atividade, porque o PIB já havia recuado 0,2% tanto no segundo quanto no terceiro trimestre em 2008, e 1,6% no quarto trimestre do ano passado.

Esta é a queda mais acentuada do PIB da zona euro em um trimestre desde à criação de estatísticas para esta zona, em 1995, destacou o escritório europeu de estatísticas.
Em comparação com o primeiro trimestre de 2008, a queda da atividade foi de 4,6% na área da moeda única e de 4,4% nos 27 Estados-membros, também os índices mais negativos da história, confirmou a Eurostat.

Países
Também nesta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INSEE) da França informou que o país entrou oficialmente em recessão, depois de registrar queda de 1,2% no PIB no primeiro trimestre, seguindo o recuo de 1,5% no trimestre anterior.
Na Alemanha, houve queda de 3,8% no PIB nos três primeiros meses de 2009, o que confirma que o país está na maior recessão desde a Segunda Guerra Mundial. Foi a quarta queda consecutiva em relação ao trimestre anterior, e a de maior diferença desde que este índice começou a ser calculado de maneira sistemática, em 1970. Em relação ao mesmo trimestre de 2008, a queda do PIB alemão foi de 6,7%.
Na Itália, a contração da economia foi de 5,9% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, a maior queda desde 1980. A contração em comparação com o trimestre anterior foi de 2,4%, acrescentou o Instituto Nacional de Estatística (Istat) italiano. O Instituto, que informou que a queda se registrou na agricultura, na indústria e nos serviços, lembrou que este ano o primeiro trimestre teve uma jornada de trabalho menor que em 2008.
A economia portuguesa se contraiu 3,7% no primeiro trimestre de 2009 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados apontados pelo instituto de estatística português apontam que a economia do país caiu pelo terceiro trimestre consecutivo. Em relação aos últimos três meses de 2008, o PIB teve queda de 1,5% - abaixo do 1,6% previsto pelos economistas. Esta é a maior contração da economia portuguesa desde 1977, quando os indicadores começaram a ser divulgados. O recorde negativo anterior era uma queda de 2,5% no primeiro trimestre de 1984.

Com informações da EFE e da France Presse

Nenhum comentário: