quarta-feira, 20 de maio de 2009

Redução de IPI faz venda subir até 30%, diz Magazine Luiza

A redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos eletrodomésticos da linha branca fez com que as vendas desses itens crescessem entre 20% e 30% desde 20 de abril, segundo Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza e do IVB (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo). "Melhorou muito de um mês para cá. O susto da crise está mais estabilizado", disse ela.
Com o corte tributário, as lojas da sua rede, cujo desempenho neste início de ano estava "empatando" ou ficando até 3% abaixo do verificado em 2008, voltaram a registrar um aumento de receitas, comentou Trajano, que recebeu, ontem, o prêmio "Executivo de Valor" do jornal "Valor Econômico".
O Magazine Luiza vai manter os planos de abrir mais oito lojas na Grande São Paulo em 2009, como estava previsto antes do recrudescimento da crise. O investimento é de cerca de R$ 4 milhões por unidade.
Diante dos sinais -ainda incipientes- de uma melhora da economia brasileira, como os números do mercado de trabalho divulgados ontem, os empresários se dizem otimistas e cautelosos.
Premiado no mesmo evento, Bernardo Gradin, presidente da Braskem, afirmou que o cenário ainda se encontra "muito volátil", mas a empresa deve manter os investimentos de R$ 900 milhões previstos para o ano. Para Roger Agnelli, presidente da Vale, o ritmo da atividade "vai voltar aos poucos". Os investimentos da mineradora, no entanto, devem ficar abaixo dos US$ 14 bilhões estimados principalmente pela dificuldade em obter algumas licenças ambientais para sua atuação.
Fonte: FOLHA DE S. PAULO - 19/05/2009

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